Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadores

uma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Matemática, Anos Iniciais, PROFA, Pró-Letramento

Resumo

No presente artigo, partimos da necessidade de compreender processos de formação de professores com destaques à Educação Matemática. Tomamos como objeto de estudo e análise a dinâmica de programas de formação continuada de professores alfabetizadores, a saber: 1) Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA); e 2) Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento). Tais ações foram realizadas em todo território nacional, nas últimas duas décadas, por meio de acordos firmados entre Governo Federal, Estados e Municípios na tentativa de aprimorar o trabalho do professor e contribuir com o seu desenvolvimento profissional tanto no campo da língua materna quanto no da linguagem matemática. Intencionamos compreender o lugar da Educação Matemática no contexto destas propostas ao processo formativo do docente dos primeiros anos de escolarização. Face aos objetivos expostos, em termos metodológicos, apresentamos encaminhamentos e resultados de uma análise documental prévia na perspectiva da pesquisa qualitativa em que buscamos por informações que apontam indícios e subsídios teórico-práticos de como tais programas transcorreram com professores dos anos iniciais no que diz respeito ao ensino de Matemática e sua inter-relação com outros campos do saber, haja vista que, na leitura interpretativa que fazemos, o processo de alfabetização ocorre nas distintas disciplinas escolares que estruturam o conhecimento acumulado ao longo da história pela humanidade, dentre estes o conhecimento matemático. Estimamos, com a conclusão, levantar indicadores de como, nas décadas passadas, a implementação de propostas de natureza teórico-metodológica que envolveram a tríade reflexão-ação-reflexão demarcam a efetivação de políticas de formação continuada do professor que ensina Matemática voltadas ao exercício de sua atividade.

Palavras-chave: Formação Continuada; Educação Matemática; Anos Iniciais; PROFA; Pró-Letramento.

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Biografia do Autor

Adriele Gabrine Rossini Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande (MS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq).

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

RODRIGUES, A. G. R.; CIRÍACO, K. T. Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadores: uma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1172–1188, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4943. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4943. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática