O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria

uma proposta didática para os anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125

Palavras-chave:

Geoplano, Sequência Fedathi, Figuras Geométricas, Ensino de Geometria anos iniciais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sessão didática com o uso do Geoplano, na perspectiva da Sequência Fedathi, para o ensino de figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, círculo), que pode ser aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A problemática surgiu a partir da dificuldade de alguns alunos compreenderem, identificarem e nomearem as figuras geométricas planas. Uma sessão didática se caracteriza como uma ação pedagógica planejada, pautada nos pressupostos da Sequência Fedathi, sendo esta a base teórica deste estudo. A Sequência Fedathi é uma metodologia de ensino, que pode ser organizada em quatro fases: tomada de posição, maturação, solução e prova, podendo oportunizar, ao aluno, um maior aprofundamento do conteúdo disponível e, no professor, pode provocar mudança de postura e amadurecimento da prática de ensino. O Geoplano foi usado como sugestão de material didático e suporte nas aulas de Geometria Plana. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa documental na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, na qual explorou-se a unidade temática Geometria nos anos iniciais e realizou-se, também, uma pesquisa bibliográfica em periódicos de revistas da área da Educação Matemática, na busca de resultados de pesquisas que abordam o ensino de Geometria a partir do manuseio do Geoplano. Assim, surgiu a proposta de elaborar uma sessão didática, explorando o conceito de figuras geométricas, bem como reconhecendo suas propriedades e conceitos de forma prática. Espera-se que essa proposta didática possa contribuir na aprendizagem efetiva dos alunos sobre os conceitos de Geometria e na mudança de postura do professor em relação à sua metodologia e prática de ensino.

Palavras-chave: Geoplano; Sequência Fedathi; Figuras Geométricas; Ensino de Geometria anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Pedagoga (Universidade Estadual do Ceará (UECE),Mestre em EDUCAÇÃO (UFC).Especialista em Planejamento Educacional (UVA) . Professora concursada da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) lotada no Distrito de Educação II. Tenho experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Atualmente sou formadora do PAIC /PNAIC no município de Fortaleza desde 2007, pertencente ao grupo de formadores da Rede Municipal de Fortaleza com estudo em alfabetização e letramento , avaliação , formação de professores e educação matemática. Experiência com o Programa PAFOR ( UFC), como professora nas disciplina Educação Infantil e Letramento e Alfabetização. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (G-TERCOA) - UFC e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização (GEPA) - UFC . Atualmente faço parte do grupo de Tutoras do curso de extensão" Diálogos reflexivos sobre a prática pedagógica" no ambiente moodleMM, instalado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade federal do Ceará-UFC.

Italândia Ferreira de Azevedo, Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Mestra em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no IFCE, campus Fortaleza. Tem especialização em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela UECE e Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Graduada em Licenciatura em Matemática pela UVA desde 2011 e professora efetiva pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, desde 2013. Tem experiência com educação à distância na função de tutora em 2015 no Centro de Educação à Distância do Ceará, localizado na cidade de Sobral- CE. Coordenou o PAPMEM - Programa de Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio da região norte do Ceará nas edições de 2016 a 2018. Supervisionou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de licenciatura em Física do IFCE, campus Sobral. Possui experiência em formação de professores, elaboração de itens e produção de material didático.

Monaliza de Azevedo Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia-UVA. Bolsista no Laboratório Trabalho, Educação, Gênero e Subjetividade – LATEGSUVA

Referências

ARAÚJO, M. J.; BORGES NETO, H. Sequência Fedathi: Apresentação E Caracterização. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação matemática. Anais... 3º SIPEMAT. 2012. Disponível em: https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/papers/679/submission/director/679.pdf . Acesso em: 15 fev. 2021.

BARROS, A. L. S.; ROCHA, C. A. O Uso do Geoplano como material didático nas aulas de Geometria. Recife, 2004. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/MC03069646433.pdf . Acesso em: 15 de fevereiro de 2021

BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. Fundamentos e metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.

BORGES NETO, Hermínio.(ORG). Sequência Fedathi: no ensino de matemática. Coleção Sequência Fedath, volume 1. Curituba: CRV, 2017.

BORGES NETO, H.; CUNHA, F. G. M.; LIMA, I. P. SOUZA, M. J. A. A Seqüência Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem de Matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas, In: Anais ... XV EPENN - Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste, São Luís, pp. 590-609, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.

BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. O ensino da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XIII CIAEM – IACME. Anais ... XIII CIAEM, Recife, Brasil, 2011.

D ́AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma Sociedade em Transição. 2 ed. Natal: Editora da Horizontes, 2018.

FONSECA, M. da C. F. R; LOPES, M. da P.; BARBOSA, M. das G. G.; GOMES, M. L. M. G.; DAYRELL, M. M. M. S. S. O Ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FÜRKOTTER, M.; MORELATTI, M. R. M. A Geometria da Tartaruga: uma introdução à Linguagem LOGO. In: SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA, 4, 2009, Presidente Prudente, Anais… Presidente Prudente, 2009. p. 1-29.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

MACHADO, R. M. Mini-curso - explorando o geoplano. 2006. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Coleção Educação: Experiência e Sentido. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MATOS, J. M.; SERRAZINA, M. L. Didática da Matemática. Universidade Aberta; Lisboa, 1996.

SABBATIELLO, E.E. El. Geoplano: Um recurso didáctico para laenseança dinâmica de la geometria plana elemental – Suaplicación e utilización em laescuela primária. Edicciones, G.ªD.Y.P., Buenos Aires, 1967.

SANTOS, L. C.; GOIS, A. S.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Desenvolvimento de Sequência Didática com a utilização do geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 582-607, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/671. Acesso em: 20 jan. 2021.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v.13, n. 14., p. 66-91, 2000. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ bolema/article/ view/ 10635/7022 Acesso em: 15 fev. 2021.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V.; CÂNDIDO, P. T. Figuras e Formas. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

SOUSA, F. E. E. de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. 283f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. Disponível: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14363/1/2015_tese_feesousa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. Disponível:

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47513/1/2013_liv_feesousa.pdf . Acesso em: 15 fev. 2021.

RODRIGUES, I. M. P Aprendizagem cooperativa e a Sequência Fedathi no ensino de

matemática: alianças possíveis? In: Sequência Fedathi no ensino de matemática. BORGES NETO, H. (Org). Curitiba: CRV, 2017.

VIGOSTKY, L.S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, n. 71, p.21-44, 2000.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SCIPIÃO, L. R. de N. P.; AZEVEDO, I. F. de; SILVA, M. de A. O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria: uma proposta didática para os anos iniciais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 50–64, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5125. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5125. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental