Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5110

Palavras-chave:

Formação de professores, Conhecimentos para a docência, Estruturas aditivas, Colaboração, Professores que ensinam Matemática

Resumo

A perspectiva colaborativa de formação e pesquisa é tomada no projeto FORPEM, que dá origem ao estudo apresentado neste texto, como metodologia para evidenciar conhecimentos e saberes dos professores, enquanto objeto de reflexão pelo grupo em colaboração. O referido projeto formativo por meio da pesquisa colaborativa, acontece em interação interinstitucional entre Educação Superior (UECE e IFCE), através de docentes e discentes de graduação e pós, e Educação Básica, através de seus professores. Participam do projeto, iniciado em 2019, 22 sujeitos, dentre as categorias citadas. A formação, iniciada em maio de 2020, acontece como um grupo de estudos voltado ao ensino de matemática, com mediações compartilhadas e busca da quebra das hierarquias no grupo. Após levantamento das necessidades formativas, o primeiro assunto eleito para os estudos coletivos foi as operações básicas, articulando saberes da prática docente, teoria matemática e Campo Conceitual Aditivo. A partir das negociações compartilhadas e estudos inicias, uma das atividades da pesquisa-formação foi a elaboração e discussão de situações aditivas, gerando compartilhamento de conhecimentos entre professores e futuros professores. Este texto, portanto, apresenta um recorte da pesquisa feita no âmbito desse projeto, e tem o objetivo de identificar conhecimentos docentes evidenciados na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas. Para apresentar os resultados da investigação, este texto discute os conhecimentos para a docência, a colaboração e as estruturas aditivas; e analisa 3 das 11 situações elaboradas, bem como manifestações escritas dos participantes, registradas nas atividades reflexivas preenchidas por todos os integrantes. Como resultados, encontramos a importância do viés colaborativo, do grupo e do “outro” no reconhecimento dos aprendizados e conhecimentos dos participantes em relação às estruturas aditivas e à colaboração; confirmamos o papel da reflexão individual e coletiva na tomada de consciência dos participantes de um grupo quanto a suas aprendizagens; percebemos, ainda, as necessidades formativas do grupo no sentido de fazer avançar a colaboração como perspectiva mais horizontal de participação em um grupo formativo.

Palavras-chave: Formação de professores; Conhecimentos para a docência; Estruturas aditivas; Colaboração; Professores que ensinam Matemática.

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Biografia do Autor

Flabruna Mendes de Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Christian Eduardo Aragão dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Técnico em Eletroeletrônica formado pelo Instituto Federal do Ceará, Campus Caucaia. Bolsista remunerado por 12 meses do Laboratório de Eletrônica. Licenciando em Matemática Pelo Instituto Federal do Ceará, Campus Fortaleza, Bolsista PIBIC – IFCE – CNPq - FUNCAP

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

ALMEIDA, F. M. de; SOUSA, A. C. G. de; SANTOS, C. E. A. dos . Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1028–1043, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5110. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática