Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998

Palavras-chave:

Pensamento al´gebrico, Anos Iniciais, Tarefas matemáticas

Resumo

Descrevemos parte integrante de uma investigação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdumat/UFMS, cujo o objetivo do presente texto reside em caracterizar o termo "pensamento algébrico" a partir dos autores/estudiosos da área, bem como levantar indicadores de problematização de tarefas matemáticas, a partir de uma apreciação crítica de materiais produzidos por grupos de pesquisas brasileiros e internacionais, das possibilidades com crianças do Ensino Fundamental I. Diante da propositura do artigo, acreditamos que tal análise contribuirá para a atuação de professores dos anos iniciais, uma vez que a unidade temática "Álgebra" constitui-se desafio à formação inicial e contínua, particularmente no solo brasileiro. A abordagem metodológica localiza-se na descrição e análise da natureza das tarefas, as quais sinalizam para a abordagem de regularidades, padrões e generalização. No contexto do que aqui apresentamos, buscamos nos aproximar destes estudos com intuito de aprimorar a compreensão dos caminhos existentes, bem como a sinalização que as mesmas comunicam para a necessidade de constituição de espaços formativos centrados na escola, que possibilitem o desenvolvimento da prática docente, especialmente em relação às propriedades relativas ao desenvolvimento do pensamento algébrico com as crianças no início da escolarização. A partir da análise dos materiais referenciados, a expectativa é que os resultados das propostas possam contribuir para uma melhor compreensão dos atributos e aspectos definidores de objetos de ensino do campo algébrico e também que a prática colaborativa recorrida nos ambientes articuladores destas, possam demarcar espaços de aprendizagens docentes em relação à ampliação do repertório didático-pedagógico e conceitual

Palavras-chave: Pensamento algébrico; Anos Iniciais; Tarefas matemáticas.

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Biografia do Autor

Jocelei Miranda da Silva, Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Fedreral de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Fedreral de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat/UFMS). Licenciado em Ciências (Habilitação em Matemática) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente do Programa de P´ós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat/UFMS), Campo Grande (MS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, J. M. da; CIRÍACO, K. T. Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 115–130, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4998. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4998. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental