Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998

Palavras-chave:

Pensamento al´gebrico, Anos Iniciais, Tarefas matemáticas

Resumo

Descrevemos parte integrante de uma investigação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdumat/UFMS, cujo o objetivo do presente texto reside em caracterizar o termo "pensamento algébrico" a partir dos autores/estudiosos da área, bem como levantar indicadores de problematização de tarefas matemáticas, a partir de uma apreciação crítica de materiais produzidos por grupos de pesquisas brasileiros e internacionais, das possibilidades com crianças do Ensino Fundamental I. Diante da propositura do artigo, acreditamos que tal análise contribuirá para a atuação de professores dos anos iniciais, uma vez que a unidade temática "Álgebra" constitui-se desafio à formação inicial e contínua, particularmente no solo brasileiro. A abordagem metodológica localiza-se na descrição e análise da natureza das tarefas, as quais sinalizam para a abordagem de regularidades, padrões e generalização. No contexto do que aqui apresentamos, buscamos nos aproximar destes estudos com intuito de aprimorar a compreensão dos caminhos existentes, bem como a sinalização que as mesmas comunicam para a necessidade de constituição de espaços formativos centrados na escola, que possibilitem o desenvolvimento da prática docente, especialmente em relação às propriedades relativas ao desenvolvimento do pensamento algébrico com as crianças no início da escolarização. A partir da análise dos materiais referenciados, a expectativa é que os resultados das propostas possam contribuir para uma melhor compreensão dos atributos e aspectos definidores de objetos de ensino do campo algébrico e também que a prática colaborativa recorrida nos ambientes articuladores destas, possam demarcar espaços de aprendizagens docentes em relação à ampliação do repertório didático-pedagógico e conceitual

Palavras-chave: Pensamento algébrico; Anos Iniciais; Tarefas matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jocelei Miranda da Silva, Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Fedreral de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Fedreral de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat/UFMS). Licenciado em Ciências (Habilitação em Matemática) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente do Programa de P´ós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat/UFMS), Campo Grande (MS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Referências

BLANTON, Maria L.; KAPUT, James J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 5, n. 36, p. 412-446, 2005.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Knopp Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 06, abr. 2020.

CAMARGO, Giancarla Giovanelli de; BAGNE, Juliana; BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira; COLETTI, Selene. Desenvolvimento do pensamento algébrico com crianças?... possibilidades de práticas na educação infantil. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Íris A. (Orgs.), O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 13-23. Disponível em <http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2020.

CANAVARRO, Ana Paula. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante. Vol. 16, n. 2, 2007. Disponível em: <https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4301/1/_Quadrante_vol_XVI_2-2007-pp000_pdf081-118.pdf>. Acesso em: 06, abr. 2020.

CASTRO, Mônica Rabello. Educação algébrica e Resolução de problemas. Boletim Salto para o Futuro – TV Escola. Maio 2003. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/110456EducacaoAlgebricaResolucaoProblemas.pdf>. Acesso em: 07, abr. 2020.

KAPUT, James J.; BLANTON, Maria L.; MORENO, Luis. Algebra from a symbolization point of view. In: KAPUT, James J; CARRAHER, David; BLANTON, Maria L. (Eds.). Algebra in the Early Grades New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2008. p.133–160.

MEIRA, Luciano. Significados e modelagem na atividade algébrica. Boletim Salto para o Futuro – TV Escola. Maio 2003. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/110456EducacaoAlgebricaResolucaoProblemas.pdf>. Acesso em: 07, abr. 2020.

NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida. O desenvolvimento do pensamento algébrico: algumas reflexões iniciais. In: NACARATO, A. M.; CUSTÓDIO, I. A. (Orgs.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 13-23. Disponível em <http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf>. Acesso em: 15, nov. 2020.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Portugal: Ministério da Educação e Direção Geral de Inspeção e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), 2009. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf>. Acesso em: 15, jan. 2021.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa. Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 135-155, out./dez. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a10.pdf>. Acesso em: 06, abr. 2020.

SANTOS, Carla Cristiane Silva; LUVISON, Cidinéia da Costa; MOREIRA, Kátia Gabriela. A construção do pensamento algébrico no Ensino Fundamental I: possíveis trabalhos para a percepção de regularidades e de generalizações. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Íris. (Orgs.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 13-23. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf>. Acesso em: 15, nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, J. M. da; CIRÍACO, K. T. Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 115–130, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4998. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4998. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental