O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico

uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4933

Palavras-chave:

Recurso didático, Álgebra, Sequências Didáticas, Laboratório de Matemática

Resumo

A matemática, caracterizada como a ciência que possibilita uma variedade de contextos para sua construção e aplicação, dá condições para a produção de ideias no campo da aritmética, da geometria e da álgebra para e na sala de aula. Este estudo trata de uma experiência realizada no Laboratório de Matemática e Ensino (Lamate) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Caucaia, com um grupo de alunos dos cursos técnicos e tem como objetivo analisar o uso do recurso didático no desempenho dos alunos no processo de ensino para a aprendizagem. A aula teve como finalidade o nivelamento do conhecimento da álgebra na turma. O trabalho envolveu a atuação de uma professora formadora e bolsistas dos programas Auxílio Formação e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) existentes no curso de Licenciatura em Matemática. Sobre o processo metodológico, este relato de experiência é resultado de estudo e aplicação do recurso didático algeplan e seguiu alguns procedimentos técnicos considerando aspectos qualitativos para a análise e interpretação dos dados coletados para serem apresentados. Nesta experiência utilizou-se as sequências didáticas para organização e sistematização do trabalho. O objetivo foi explorar a utilização do material concreto para identificar algumas características relevantes que interferem nas ações dos alunos e em suas respostas durante o processo de ensino para a aprendizagem. A manipulação do recurso fez com que os alunos visualizassem as representações geométricas de expressões algébricas envolvendo as operações com polinômios. Como resultado, concluiu-se que o uso do recurso didático atrelado ao método trabalhado proporcionou um novo modo de resolução do que foi proposto.

Palavras-chaves: Recurso didático; Álgebra; Sequências Didáticas; Laboratório de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Farias de Lima, IFCE

Graduanda em licenciatura em matemática no 3° semestre pelo o Instituto Federal do Ceará - Campus Caucaia. Bolsista do laboratório de matemática no IFCE- Campus Caucaia

José Mairton Rodrigues dos Santos, IFCE

Graduando em Licenciatura em Matemática no 5º semestre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | Campus Caucaia.

Bolsista do Laboratório de Matemática e Ensino do IFCE, campus Caucaia.

Joelma Nogueira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará

Joelma Nogueira dos Santos é graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo. É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia.

Referências

BEZERRA, Aquiles Rocha Lira. Ensino da álgebra: uso da linguagem do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=94174>. Acesso em: 05 fev. 2021.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos de ensino. Tradução Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

CABRAL, Natanael Freitas. Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém: SBEM, 2017.

DOUADY, Régine. Jeux de cadres et dialectique outil-objet dans l’enseignement des mathématiques. Thèse de Doctorat d’Etat. (specialité didactique des mathematiques). Paris, Université Paris VII, 1984.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOPES JÚNIOR, Jair.; BURANELLO, Luciana Vanessa de Almeida. Avaliação formativa e as sequências didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de função afim no 1º ano do ensino médio. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 56, p. 176-192, out./dez. 2017.

MIGUEL, Antônio; FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Álgebra ou geometria: para onde pende o pêndulo? Pro-posições. v. 3, n.1[7]. p. 39-53. mar. 1992.

POLAK, Ymiracy N. de Sousa. DINIZ, José Alves. SANTANA, José Rogério. Dialogando sobre Metodologia Científica. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

RÊGO, Rômulo Marinho do; RÊGO, Rogéria Gaudêncio do. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: Infância e Práticas Educativas. Arq Mudi. 2007. Disponível em: <http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf >. Acesso em: 05 fev. 2021.

SOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de et al. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

LIMA, T. F. de; SANTOS, J. M. R. dos; SANTOS, J. N. dos. O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 976–986, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4933. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4933. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)