Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5053Palavras-chave:
Promptuario para multiplicação, História da Matemática, Educação Matemática, Formação de ProfessoresResumo
A partir da tentativa de sanar alguns dos problemas que se fazem presentes no cenário educacional, em especial, na educação básica, muitas das universidades elaboram projetos e estratégias que visam ampliar a formação de docentes, seja a formação inicial ou a continuada. Dentre esses projetos, estão os cursos e minicursos de extensão universitária, que podem ser voltados para a docência. Nesse sentido, este estudo tem a intenção de apresentar alguns conceitos matemáticos, que foram mobilizados pelos cursistas durante o minicurso ministrado na XXV Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará, no qual estudou-se o instrumento matemático para multiplicações, denominado Promptuario, presente na obra Rabdologiae, Seu Numerationis per Virgulas..., publicado em 1617 e de autoria de John Napier. Para tanto, valemo-nos da pesquisa participante no que se refere à aplicação do minicurso enquanto objeto de estudo, bem como utilizamos a pesquisa descritiva, em caráter qualitativo, além de estarmos amparados na proposta de interface entre história e ensino de Matemática. Alicerçados nisso, foi possível elencar e justificar os conhecimentos matemáticos que foram mencionados pelos cursistas nos relatórios de atividade e durante os encontros realizados, tanto aqueles que foram identificados tendo como base a leitura do documento original adotado quanto os que estavam sendo mobilizados durante o processo de construção física do Promptuario para multiplicação. Em suma, com a aplicação do minicurso, não só disponibilizamos novos conhecimentos e recursos para os discentes, como também compreendemos que esse instrumento pode ser incorporado em uma proposta de interface entre história e ensino de Matemática, a partir de uma vinculação do conhecimento matemático, que está presente na sua construção e utilização, junto ao processo histórico-contextual, em que esse conhecimento foi concebido.
Palavras-chave: Promptuario para multiplicação; História da Matemática; Educação Matemática; Formação de Professores.
Downloads
Métricas
Referências
RASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 25 fev. 2021.
CEARÁ. Universidade Estadual do Ceará. Secretaria Estadual de Educação. O que é um curso de Extensão. 2021. Disponível em: http://www.uece.br/proex/cursos-de-extensao/o-que-e-um-curso-de-extensao/. Acesso em: 05 fev. 2021.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, Dec. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em 05 fev. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAVIL, Julian. John Napier: Life, Logarithms, and Legacy. New Jersey: Princeton University Press, 2014.
LOPES, Tania Oliveira. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2003. 311 p.
NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, Brian.; GONZÁLEZ-VELASCO, Enrique.; CORRIGAN, Alexander. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales.; CAVALCANTE, Davi Souza.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O Procedimento de Construção das Varetas do Promptuario de John Napier (1550-1617). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 21, p. 112-121, 10 dez. 2020.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/07.pdf. Acesso em 05 fev. 2021.