Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4955Palavras-chave:
Formação inicial docente, regência de aula, prática de ensino, aprendizagem docenteResumo
O Estágio Supervisionado tem se apresentado como eixo central nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, o artigo se propõe a refletir acerca de percepções de licenciando(a)s em Matemática sobre o Estágio Supervisionado e suas contribuições para a aprendizagem e formação profissional docente. Com abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental e tomou como unidades de análise Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino, com unidade situada no interior do Ceará. Foram reunidos 35 relatórios, cujas análises tiveram enfoque em registros de vivências experienciadas por futuros professores, observando percepções e aprendizagens durante o percurso de atividades de práticas de ensino. Os resultados da pesquisa foram estruturados em eixos, construídos a partir de registros observados nos relatórios, a saber: percepções de Estágio Supervisionado de licenciandos em Matemática; principais conteúdos abordados nas aulas de regência e práticas formativas realizadas em sala de aula e principais aprendizados do estágio. Nos limites deste artigo serão apresentados os resultados do primeiro eixo, os quais apontam para o reconhecimento da disciplina de Estágio Supervisionado como importante componente curricular no contexto da formação inicial docente. Em seus registros, licenciando(a)s percebem o estágio como oportunidade para articular teoria e prática, cujas experiências vivenciadas ao longo do processo se mostram relevantes para a formação do futuro professor, por se tratar de uma aprendizagem desenvolvida a partir de múltiplas interlocuções, evidenciando o estágio como um momento de exercício prático para a construção de conhecimentos e preparação para o ingresso na docência.
Palavras-chave: Formação inicial docente; regência de aula; prática de ensino; aprendizagem docente.
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