Sobre a Revista

O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM é uma publicação em fluxo contínuo do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM, que faz parte da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologias da UECE. O BOCEHM tem por objetivo tornar público artigos e relatos de experiências resultantes de estudos e pesquisas que abordem temas da Educação Matemática e/ou suas relações com a História da Matemática

Qualis Capes 2017-2020: B1 Educação; Matemática / Probabilidade e Estatística
Prefixo DOI: 10.30938
e-ISSN: 2447-8504 | ISSN: 2357-8661

Notícias

Suspensão de recebimento de artigos

2024-01-01

Prezados, 

Em virtude do elevado número de artigos em processo de avaliação, as submissões de textos "fluxo contínuo" para o Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) estão suspensas do dia 1º de janeiro a 31 de março de 2024.

Os trabalhos enviados para o VI Seminário Cearense de Educação e História da Matemática podem ser submetidos normalmente no site do BOCEHM.

Cordialmente

Editores do BOCEHM

Saiba mais sobre Suspensão de recebimento de artigos

Edição Atual

v. 11 n. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado: 2024-05-01

Artigos do VI SCHM

  • História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa

    Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
  • O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem

    Gisele Pereira Oliveira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
  • Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética

    Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
  • A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica

    Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
  • Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023

    Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
  • O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos

    Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
  • Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)

    Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
  • Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff

    Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
  • Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão

    Benjamim Cardoso da Silva Neto, Leticia Baluz Maciel Costa
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
  • Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio

    Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
  • A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática

    Lívia Bezerra de Alencar
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
  • Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra

    Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
  • A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza

    Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
  • Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático

    Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
  • Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática

    Luciana Bertholdi Machado
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
  • O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece

    Amanda Cardoso Benicio de Lima
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
  • Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática

    Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
  • A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte

    Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
  • Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas

    Maria Luíza dos Santos
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
  • Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico

    Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
  • Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos

    Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
  • Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental

    Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
  • História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais

    Carlos Ian Bezerra de Melo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
  • A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências

    Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
  • O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais

    João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
  • O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática

    Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
  • A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática

    Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
  • Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos

    Verusca Batista Alves
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
Ver Todas as Edições