O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5077

Palavras-chave:

Ensino Exploratório, Tecnologias Digitais, Ensino Remoto, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância das metodologias de ensino, especificamente, o Ensino Exploratório da Matemática, como meio de possibilitar aos discentes a construção do seu próprio conhecimento, adquirindo desta forma uma aprendizagem significativa. Por meio do ensino remoto, o uso desta metodologia para o ensino de matemática torna-se uma das principais alternativas em que é possível ao professor obter êxito em seus objetivos. A realização de aulas online, devido a necessidade de isolamento social como forma de conter a pandemia de Covid-19, despertou nos professores de modo geral um esforço pela busca de novas práticas visando a continuação das atividades pedagógicas. Deste modo, visto que a internet juntamente com outros softwares seria indispensável durante esse período, o uso das tecnologias digitais passou a ser um dos principais fatores para a execução das atividades letivas, levando aos gestores escolares a se adaptarem a este novo modelo. Os professores tiveram que buscar meios que fossem capazes de atrair a atenção dos discentes e conseguirem um bom desenvolvimento das aulas, permitindo assim amenizar os prejuízos causados pela crise sanitária à educação. Desta forma, os desafios para o professor de matemática são diversos, pois esta é uma disciplina que exige de forma considerável o uso das tecnologias manuais como quadro e pincel, instrumentos que concretizam as representações matemáticas, possibilitando aos alunos visualizarem como são realizados os processos matemáticos. Devido a situação apresentada, foi aplicada uma regência de forma remota na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Adauto Bezerra, localizada na região norte do Ceará, no município de Massapê em uma turma de 1º ano, nesta aula realizada por meio do Google Meet foi abordado o conteúdo Sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano. Com o auxílio do software Geogebra, a aula ocorreu de maneira dinâmica sendo possível demonstrar claramente as representações e os conceitos matemáticos presentes no conteúdo. Assim, a metodologia de Ensino Exploratório em conjunto com as tecnologias digitais mostrou-se como uma alternativa viável na obtenção de uma aprendizagem matemática significativa, visto que os estudantes conseguiram interagir e debater os raciocínios gerados sobre o assunto desta regência, possibilitando-os a atuarem como protagonistas na construção de seu próprio conhecimento matemático.

Palavras-chave: Ensino Exploratório; Tecnologias Digitais; Ensino Remoto; Aprendizagem; Matemática.

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Biografia do Autor

Jose Renilson de Brito Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do curso de licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Maria Raiane Cesar Abel, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do curso de licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Nayara Silva do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do curso de licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Referências

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

LIMA, J. R. de B.; ABEL, M. R. C.; NASCIMENTO, N. S. do. O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 933–945, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5077. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática