Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935

Palavras-chave:

Saberes docentes, Professor que ensina Matemática, Formação docente

Resumo

A formação de professores para o ensino de Matemática é um campo que tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito das pesquisas em Educação Matemática e para integrar esses estudos, encontramos temáticas como, por exemplo, os saberes docentes. Dentre os espaços que têm se dedicado a contribuir com a formação de professores, estão os grupos de pesquisa, tal como é o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Formado por alunos da graduação, bolsistas, mestrandos, doutorandos e professores da educação básica e do nível superior, esse grupo tem buscado colaborar com a formação inicial e continuada dos docentes por meio de grupos de estudos ambientados ao grupo de pesquisa, sendo um desses o GPEHM Júnior, voltado para aqueles que estão iniciando pesquisas acadêmicas e investindo na construção de novos saberes. Desse modo, este estudo tem como objetivo conhecer a percepção de professores vinculados ao GPEHM Júnior sobre os saberes docentes emergidos a partir das discussões presentes no grupo de estudo. Metodologicamente, este trabalho está inserido no campo da pesquisa qualitativa, em que se utilizou o método do estudo de caso. Posto isso, concluímos que estudos realizados no ambiente do grupo de pesquisa têm proporcionado a emersão de saberes que contribuem para formação e prática docente.

Palavras-chave: Saberes docentes; Professor que ensina Matemática; Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Foi Bolsista de Iniciação Científica/ IC-UECE (2017-2019). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Dianara Figueirêdo Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Claudiana Oliveira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Foi professora do Fundamental II, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), bolsista do Programa de Extensão Formação Continuada em Educação Matemática (FECLESC/LaboMática). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente tem interesse nas seguintes áreas de pesquisas: História da Matemática, História e Ensino de Matemática, Formação Docente, Ensino de Matemática, Cálculo Integral e Resolução de Problemas.

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisas sobre formação de professores: tensões e perspectivas do campo. In: FONTOURA, H. E.; SILVA, M. (Org.). Formação de professores, culturas: desafios à pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: Anpede Nacional, 2011. p. 22-33. (E-book).

BRANDÃO, Zaia; WARDE, Mirian Jorge; IANNI, Octávio. Universidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1992.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção formação de professores. 2a edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. 335 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 34ª. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 2015. p. 9-30.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conhecendo a história do GPEHM e sua contribuição para Educação Matemática no Ceará. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; MARTINS, Eugeniano Brito. et al. (org.). Ensino e História da Matemática: enfoque de uma prática. Fortaleza: EdUECE, 2020, v.1, p. 15-40.

SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2. 1986, p. 4-14.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

OLIVEIRA, A. N. de; FREIRE, D. F.; SOUSA, C. O. de. Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1189–1201, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4935. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática