Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5081

Palavras-chave:

Matemática Recreativa, História da Matemática, Constante de Kaprekar, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo central a apresentação da Constante de Kaprekar e alguns aspectos históricos relativos a essa constante. Os resultados aqui expostos são um recorte de uma dissertação de mestrado, defendida no âmbito do programa de pós-graduação PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Para o desenvolvimento de nossa pesquisa utilizamos como fio condutor uma discussão acerca da Matemática Recreativa. Procuramos expor algumas definições sobre a Matemática Recreativa, buscando uma melhor compreensão sobre o tema. Destacamos alguns fatos históricos relativos a Matemática Recreativa.Com isso, percebemos a sua presença ao longo da História da Matemática.Para isso, fizemos uma revisão bibliográfica de trabalhos de autores que tem se debruçado sobre essa temática.Esse entendimento se fez necessário para abordarmos o nosso tema central, pois foi por meio da Matemática Recreativa que o mundo ocidental teve acesso aos resultados encontrados pelo indianoDattatreiaRamchandraKaprekar. No âmbito da Matemática Recreativa mundial encontra-se Martin Gardner, notável escritor e incentivador do desenvolvimento de temas matemáticos de forma lúdica. Foi Gardner, que em março de 1975, em uma de sua tradicional coluna Mathematical Games da Scientific American, provocou os seus leitores com a curiosa Constante de Kaprekar. Após esse fato histórico, muitos matemáticos dedicaram-se ao estudo das relações matemáticas que desencadeiam na Constante de Kaprekar e muitos resultados foram encontrados.Além da discussão sobre a Matemática Recreativa, destacamos fatos sobre a vida e o contexto histórico desse indiano. Por último, apresentamos a Constante de Kaprekar de forma a entendermos as relações matemáticas que permeiam o estudo dessa constante no cenário da Matemática Recreativa e indicamos alguns resultados matemáticos relativos ao estudo dessa constante e seus desdobramentos.Concluímos nosso artigo, apontando que o uso da Matemática Recreativa para o ensino de Matemática em sala de aula no Brasil ainda é um campo que precisa de mais discussões que lhe confira efetiva validade entre os professores e pesquisadores em Educação Matemática.

Palavras-chave: Matemática Recreativa; História da Matemática; Constante de Kaprekar; Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Henrique da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

[1] Mestre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Professora de Magistéerio Superior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

BARTLOVÁ, Tereza. History and current state of recreational mathematics and its relation to serious mathematics. 2016. 148f. Tese (Doutorado em matemática). Departamento de análise matemática. Universidade Charles em Praga. 2016.

BARVE, Vasant; Minakshi. Recreational Mathematics. Departamento de Educação em Ciência e Matemática. 2012.

CARLONI, Paula Carolina. O Estudo de Probabilidade no ensino médio. 2019. 59f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). PROFMAT. Universidade Federal do Espírito Santo. 2019.

FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Josiel Almeida; SANTOS, Lúcia S. B. dos. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. 2007. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática). Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus São Paulo. 2007.

GOMES, Alexandra; MALHEIRO, Catarina. A Rotina de Kaprekar. Jornal de Matemática Elementar, nº 292. 2011.

MARTINS, Paula Mendes; PICADO, Jorge. Cinco tributos a Martin Gardner. Sociedade Portuguesa de Matemática. Periódico 71. p. 97-111. 2014.

O’CONNOR, J. J. ROBERTSON, E. F. Dattatreya Ramachandra Kaprekar. 2007. Disponível em: http://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Kaprekar.html . Acesso em 05 de Março de 2021.

RIBEIRO, Bruno da Silva. Matemática Recreativa: Uma Experiência Baseada em Clubes. 2018. 58f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). PROFMAT. Colégio Pedro II.

SILVA, Arthur Henrique. Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). PROFMAT. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SINGMASTER, David. The Utility of Recreational Mathematics. Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium v - G4G (Europe). p. 3-46. 2000.

XXIX Olimpíada Brasileira de Matemática. Segunda Fase. Nível 2. Disponível em: . Acesso em 20 de fevereiro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, A. H. da; LOPES, G. L. de O. Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 593–608, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5081. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5081. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática