Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino de Matemática, Cultura, Metodologia de Ensino, Polivalentes

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa "Educação Matemática nos Anos Iniciais: Aspectos Culturais do Ensinar", iniciada no segundo semestre do ano de 2020 com professores polivalentes da rede pública de ensino de quatro municípios do Estado de São Paulo e um município do Estado do Espírito Santo. Como aporte teórico, considera-se o operador cultural como elemento essencial e constitutivo no que tange à prática pedagógica do professor polivalente, na medida em que se assume a sala de aula como um lugar no qual diferentes culturas são reproduzidas e transformadas. Assim, objetiva-se com trabalho apresentar quais aspectos metodológicos são mobilizados pelo professor polivalente, por meio de operadores culturais, contemplam sua prática de ensino em Matemática. Como fonte de informação foi utilizada parte da entrevista realizada com um dos professores sujeitos da pesquisa. Desta fonte foram extraídos dados, os quais submeteram-se à análise do discurso. Foram identificados os operadores culturais "confiança na prática", "autonomia" e "autoridade na conjuntura". Tais operadores mobilizaram a prática pedagógica do professor entrevistado por meio dos seguintes aspectos: organização dos alunos no processo de ensino, estabelecimento de uma sequência de procedimentos, uso das observações experienciais para reflexão da prática e desenvolvimento de confiança no próprio método.

Palavras-chave: Formação docente; Ensino de Matemática; Cultura; Metodologia de Ensino; Polivalentes.

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Biografia do Autor

Carlos Mometti, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduated in Physics from the Federal University of São Carlos (2016) and Università Degli Studi di Roma La Sapienza (2014 - 2016). Master in Education by the Faculty of Education of USP. Specialist in the production and editing of didactic content in the areas of Physics and Mathematics at the elementary, middle, and higher levels and training of teachers who teach mathematics. Ph.D. student in Education (Physics Teaching modality) at the Faculty of Education and Institute of Physics, both at the University of São Paulo (USP). He was a monitor of the Teaching Improvement Program (PAE / FEUSP - 2020) and of the Teacher Training Program (FEUSP - 2017). Member of the Research Center for Curricular Innovation (NUPIC / 2016 - current). An active member of the Brazilian Society of Physics, Brazilian Association for Research in Science Education, and the Brazilian Society of Mathematical Education. He works mainly on the following themes: training of teachers who teach mathematics, the methodology of teaching physics and mathematics, cultural decolonization, and culture in science teaching.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

MOMETTI, C. Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1202–1218, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4907. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4907. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática