Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4876

Palavras-chave:

Interações virtuais; Formação continuada de professores; Alfabetização matemática; Literatura Infantil.

Resumo

Tomamos como objeto de reflexão e análise encaminhamentos e resultados de uma experiência de formação continuada de professores(as) acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Buscamos no contexto extensionista de uma atividade promovida pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, apresentar e problematizar em que medida interações virtuais assíncronas no Facebook constituem-se eixo catalisador de compartilhamento de práticas profissionais em que a literatura infantil representa campo promissor ao ler, escrever e resolver problemas em Educação Matemática nos anos iniciais, particularmente em turmas de 1º ao 3º ano, sendo este o objetivo do artigo. O referencial teórico abarca discussões sobre alfabetização, letramento e alfabetização matemática na perspectiva do letramento por meio de projetos de ensino e sequências didáticas. Em termos metodológicos, validamo-nos de uma dinâmica de colaboração e interação virtual cujo o foco era que os/as docentes compartilhassem suas práticas profissionais em que a linguagem ocupou/ocupa posição de destaque no trabalho pedagógico com base na indicação de títulos de livros de histórias infantis de natureza matemática à problematização via projetos de ensino e/ou sequências didáticas. Como resultado central, podemos inferir que a adoção de ambientes virtuais de aprendizagem constituem-se fontes ricas e promissoras de compartilhamento de práticas, desde que mediadas de forma colaborativa e interativa, o que para nós ocorreu na proposta em apreciação. Além disso, frente ao trabalho docente remoto durante a pandemia, recorrer às redes sociais como recurso pedagógico possibilitou tornar o processo mais natural, dado que contribuiu para fluir positivamente o sentimento de pertença dos partícipes.

Palavras-chave: Interações virtuais; Formação continuada de professores; Alfabetização matemática; Literatura Infantil.

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Biografia do Autor

Mariany Fonseca Garcia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Bolsista da Atividade de Extensão "Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: sequência didática e projetos de ensino" (ProEx/UFSCar - Processo: 23112.104214/2019-19). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Mestranda em Educação na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática" do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí. Tutora da Atividade de Extensão "Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: sequência didática e projetos de ensino" (ProEx/UFSCar - Processo: 23112.104214/2019-19). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus Bauru. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação (PPGE) da UFSCar, linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"; Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFSCar); e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEdumat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Coordenador da Atividade de Extensão "Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: sequência didática e projetos de ensino" (ProEx/UFSCar - Processo: 23112.104214/2019-19) e Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

GARCIA, M. F.; SILVA, D. A.; CIRÍACO, K. T. Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 131–147, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4876. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4876. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental