Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4864

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais

Resumo

Diante da expansão e disseminação do coronavírus, professores e instituições de ensino, foram postos forçosamente em um cenário onde o ensino remoto se tornou emergente e, em alguns casos, obrigatório. Com isso, faz-se necessário buscar elaborar estratégias para identificar as reais necessidades dos estudantes para assim tentar dar continuidade as aulas nessa modalidade de ensino. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a viabilidade de se desenvolver remotamente uma atividade de modelagem matemática por meio de recursos suportados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. A atividade foi proposta e desenvolvida com uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino no Estado do Pará e perseguiu os pressupostos teóricos de Burak (2004). Quanto a metodologia, trata-se de um estudo descritivo analítico, posto que buscou descrever e analisar o fenômeno observado. A abordagem é de cunho qualitativo, à medida que se aprofundou na compreensão das ações dos indivíduos e no que diz respeito aos procedimentos técnicos da pesquisa, trata-se de um estudo de caso, pois envolve a abordagem de conteúdo por intermédio do estudo de situações de contexto real. Esta, caracteriza-se por ser uma abordagem ativa e colaborativa, que promove o desenvolvimento da autonomia, quando conduzida de forma apropriada. As análises centraram-se em uma das temáticas propostas pela turma que apontou para o estudo de porcentagens e regra de três simples. Os resultados mostraram que é possível desenvolver remotamente propostas com o uso da modelagem matemática se considerarmos as condições mínimas necessárias de suporte tecnológico digital e planejamento didático.

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Ensino Remoto; Tecnologias Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiane Silva dos Reis, Secretaria de Estado de Educação no Estado do Pará

Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Efetiva da Secretaria de Estado de Educação no Estado do Pará (SEDUC-PA)

Referências

ALMEIDA, Lourdes W.; SILVA, Karina P.; VERTUAN, Rodolfo E. Modelagem matemática na Educação Básica. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

ALMEIDA, L. M. W.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: ALMEIDA, L. M.W.; SILVA, K.A. P . (Orgs.). Modelagem Matemática em foco. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2014, p. 01-19.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 194f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10522/6931 Acesso em: 30 dez. 2020.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5ª. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BRAGA, R. Apresentação. In: FAUSTO, C.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1ª ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a sala de aula. In ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 01, 2004, p. 1 – 10. Disponível em:

https://www.yumpu.com/pt/document/view/12823736/modelagem-matematica-e-a-sala-de-aula-dionisio-burak-

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: experiências vividas. Revista Analecta, Guarapuava, v.6, n.2, p. 33-48, 2005. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/view/2671. Acesso em: 05. Jan de 2021.

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.

IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Nota técnica. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: Ipea, n 88, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200902_nt_disoc_n_88.pdf Acesso em: 22 de jan. 2021.

KLÜBER, Tiago Emanuel. Modelagem Matemática: revisitando aspectos que justificam a sua utilização no ensino. In: BRANDT, Célia Finck et alii. Modelagem matemática: uma perspectiva para a educação básica. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.

QUARTIERI, M. T. A Modelagem Matemática na escola básica: a mobilização do interesse do aluno e o privilegiamento da matemática escolar. 2012. 199 f. Tese (doutorado) -Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, 2012. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3063 . Acesso em: 05. jan de 2021.

TRIVIÑOS, A. N. Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

REIS, J. S. dos. Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 987–1001, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4864. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4864. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática