Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5129

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, Grandezas e Medidas, Volume e Capacidade, Praxeologia Matemática, Livros Didáticos

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das grandezas volume e capacidade em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental sob o olhar da Teoria Antropológica do Didático. Para tal, foi feito um mapeamento de tipos de tarefas encontrados, analisando assim àquelas que se sobrepõem. E observou-se as relações entre volume e capacidade e a abordagem dada ao longo da coleção as duas grandezas. Este trabalho está fundamentado pela Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard e seus colaboradores no que tange às análises dos tipos de tarefa, numa abordagem praxeológica, além da concepção de volume e capacidade como grandezas proveniente das adaptações dos estudos de Douady e Perrin-Glorian. Verificou-se que, na coleção analisada, como em pesquisas anteriores que o aspecto numérico de medir ainda prevalece sobre os demais, embora as tarefas do tipo resolver operações básicas se equiparem nesta coleção. Os demais tipos de tarefa não passam da metade da quantidade das previamente citadas. Observou-se também que existe confusão no tratamento das grandezas volume e capacidade sendo em diversos momentos confundidos. A relação entre volume e capacidade não são tratadas em todos os livros e refere-se a ela como uma relação de equivalência. Conclui-se que apesar de estarem dentro dos parâmetros exigidos pela BNCC, a coleção ainda apresenta falhas e não valorizam o campo das grandezas e medidas como esperado, visto a importância deste campo no cotidiano. Sugere-se aos professores que busquem maneiras de propor situações para além das trazidas na coleção e fiquem atentos à abordagem do conteúdo.

Palavras-chave: Teoria Antropológica do Didático; Grandezas e Medidas; Volume e Capacidade; Praxeologia Matemática; Livros Didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lemniscata Bezerra Florêncio, Secretária de Educação do Estado de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo EDUMATEC - UFPE. Professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Katy Wellen Meneses Leão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo EDUMATEC - UFPE. Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – EDUMAT - UFMS

Valéria Aguiar dos Santos, Secretária de Educação do Estado de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo EDUMATEC - UFPE. Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC.

Referências

BARROS, J. S. de. Investigando o conceito de volume no ensino fundamental: um estudo exploratório. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Recife, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. MEC, 2018a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc >. Acesso em: 13nov. 2018.

______. Ministério da Educação. PNLD 2020: matemática. Guia de livros didáticos, Ensino Fundamental II. Brasília. MEC, 2019. Disponível em: <https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020/componente-curricular/pnld2020-matematica>. Acesso em: 05 mar. 2021.

CHAACHOUA, H., BESSOT, A. A noção de variável no modelo praxeológico. In: ALMOLOUD, S.A.; FARIAS, L. M. S.; HENRIQUES, A. (Org.). A Teoria Antropológica do Didático: Princípios e fundamentos, 1 ed. Curitiba-PR: CRV, 2018. p. 119-133.

CHEVALLARD, Y. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. Actes de l’UE de la Rochelle, p. 91-118, 1998.

CHEVALLARD, Y; BOSCH, M; GASCÓN, J. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREITAS, M. V. C. de. Um estudo sobre volume de sólidos geométricos em quatro coleções de livros didáticos do ensino médio. Dissertação (mestrado), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, 2015.

GIOVANNI JÚNIOR J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da matemática: 6º ano. 4 ed, São Paulo: FTD, 2018a.

______. A conquista da matemática: 7º ano. 4 ed, São Paulo: FTD, 2018b.

______. A conquista da matemática: 8º ano. 4 ed, São Paulo: FTD, 2018c.

______. A conquista da matemática: 9º ano. 4 ed, São Paulo: FTD, 2018d.

LEÃO, K. W. M. Abordagem de volume e capacidade em uma coleção de livros didáticos: Uma análise a luz da teoria antropológica do didático. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, 2020.

LIMA, E. L. CARVALHO, C. P. C., WAGNER, E., MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. v. 2. (Coleção do Professor de Matemática). 6. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006. ISBN 85-85818-1 1-5

MOISE, E. E. Elementary geometry from an advanced standpoint.3. ed. Michigan: Addison-Wesley, 1990. ISBN 0201508672

MORAIS, L. B. de. Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, 2013

OLIVEIRA, G. R. F. Construção do Conceito de Volume no Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2002, 135 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Recife, 2002.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

FLORÊNCIO, L. B.; LEÃO, K. W. M. .; SANTOS, V. A. dos. Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 906–917, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5129. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5129. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática