Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto deverá ser formatado conforme as orientações do Template e seguindo as normas da ABNT vigentes.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Política padrão de seção
GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT1 tem como objetivos: discutir e divulgar investigações referentes ao ensino e à aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos quatro eixos: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e educação estatística.
GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT02 tem como foco investigações e debates, no âmbito da Educação Matemática, relacionados aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, abrangendo, também, a Educação de Jovens e Adultos, o Ensino Médio integrado à educação profissional, a Educação do Campo, a Educação Escolar Indígena, a Educação Escolar Quilombola e a Educação das Relações Étnico-Raciais. As investigações relacionam-se a questões teóricas e práticas do ensino e da aprendizagem da Matemática nas diferentes modalidades, bem como questões que envolvem a avaliação.
GT03 - Educação Matemática no Ensino Superior
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT04 tem como objetivos desenvolver, discutir e divulgar pesquisas relacionadas à aprendizagem e ao ensino de Matemática no Ensino Superior. Dentre seus objetos de pesquisa destacamos: a formação inicial e continuada de professores de Matemática; materiais didáticos, novas tecnologias de ensino, estratégias didáticas, práticas pedagógicas e abordagens alternativas para o ensino de conceitos em cursos superiores da área de matemática e de cursos nos quais a matemática é disciplina de serviço.
GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT05 tem como objetivos desenvolver trabalhos de investigações nas vertentes da História da Matemática, da Educação Matemática, e do Programa Etnomatemática.
GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT06 tem como objetivos abordar temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como à Educação a Distância. Objetiva-se discutir pesquisas que abordem a Matemática, seu ensino e aprendizagem, seus processos de educação, além daquelas que estabeleçam vínculos com o uso de tecnologia digitais e/ou Educação a Distância.
GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT08 tem como focos de suas investigações e debates, no âmbito da Educação Matemática, temas relacionados investigações sobre fenômenos didáticos, teorias da didática da matemática, investigações sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, investigações sobre etnomatemática, além de estudos sobre o laboratório de matemática.
GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT07 tem como escopo a pesquisa sobre a formação inicial ou continuada, bem como outros processos constitutivos da docência, de professores que ensinam matemática, inclusive de seus formadores, em todos os níveis e modalidades de ensino e contextos socioculturais de aprendizagem docente.
GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática
Os artigos para o I Encontro Cearence de Educação Matemática (I ECEEM) enviados na sessão do GT13 tem como objetivo agregar pesquisadores preocupados com o desenvolvimento de uma Educação Matemática “para todos”, na qual as particularidades associadas às práticas matemáticas dos diferentes aprendizes são valorizadas e entendidas. Aborda pesquisas que buscam caminhos para uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente nos diferentes contextos educacionais, dentro e fora do contexto escolar. Contempla estudos que contribuem para uma compreensão profunda dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática, focando questões culturais, teóricas, metodológicas, pedagógicas e epistemológicas.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.