Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática

desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969

Palavras-chave:

Ensino Exploratório de Matemática, Programa de Residência Pedagógica, Tecnologias digitais, Figuras Geométricas, Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de aula desenvolvida sob a perspectiva de Ensino Exploratório de Matemática e apoiada em recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem do conceito de semelhança de figuras geométricas.  Esse trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Residência Pedagógica da CAPES, a partir de estudos sobre aspectos teóricos das perspectivas de Ensino Exploratório de Matemática e de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, sobre o conteúdo de semelhança de figuras geométricas e, sobre documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular e a matriz curricular do estado do Ceará, com o intuito de ministrar uma regência. Para isso, foi realizada a construção de um plano de aula a partir da escolha de uma tarefa e da antecipação de suas possíveis resoluções. Essa construção, nos permitiu ter um olhar para diferentes estratégias, procedimentos, representações, dificuldades, entre outros aspectos, que os estudantes poderão ter no desenvolvimento da aula, o que possibilitou considerar nesse plano de aula, ações para a gestão da aula e para a promoção das aprendizagens matemáticas. Diante disso, percebe-se que abordar conceitos matemáticos por meio dessas abordagens de ensino pode contribuir para a formação do professor de matemática e também potencializar a aprendizagem matemática dos estudantes. Ao professor permite ter um olhar sobre ações a serem realizadas no seu planejamento, as quais propicia um entendimento de diferentes aspectos do objeto matemático em questão, como procedimentos e representações, possíveis erros e dificuldades dos alunos, e também estratégias para uma organização das ideias presentes na aula. Aos alunos oportuniza o diálogo e a interação, entre colegas e professor, para o desenvolvimento de diferentes estratégias, procedimentos, representações para a resolução da tarefa.

Palavras-chaves: Ensino Exploratório de Matemática. Programa de Residência Pedagógica. Tecnologias Digitais. Figuras Geométricas. Educação Matemática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria do Socorro de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Maria Thaís Azevedo de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Alessandra Senes Marins, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Referências

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 23 fev. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – Exame Nacional do Ensino Médio. Prova ENEM de 2009. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/dia2_caderno7.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: <https://uab.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica.>. Acesso em: 23 fev. 2021.

CANAVARRO, A. P. Ensino Exploratório da Matemática: Prática e desafios. Revista Educação e Matemática. Nº 115, p.11-27, nov/dez 2011.

CANAVARRO, A. P.; OLIVEIRA, H. MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. Práticas de Ensino da Matemática, 2012.

CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, M. C. C. T. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática. Londrina: Eduel, 2016. p. 81-99.

GUERREIRO, A. et al. Comunicação na sala de aula:a perspectiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké – fe/ Unicamp &feuff – v. 23, n. 44 – jul/dez-2015.

Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandemia%20da%20COVID%2D19> Acesso em 11 abril. 2020.

MOTTA, M. S.; SILVEIRA, I. F. Estágio supervisionado e tecnologias educacionais: estudo de caso de um curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012.

OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante. v. 22, n. 2, p. 29-53, 2013.

RICHIT, A.; MALTEMPI, M. V. Desafios e Possibilidades do Trabalho com Projetos e com tecnologias na Licenciatura em Matemática. ZETETIKÉ – FE – Unicamp – v. 18,n. 33 – jan/jun – 2010.

PASSOS, C. M. B. Planejamento: Para além do Burocratismo. 2012.

SANTOS, V. A. et al. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: Desafios e oportunidades na perspectiva docente. 2020.

SOUZA, D. D. Propostas para o ensino da semelhança. 2013, 55p. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática em rede nacional) – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro.

STEIN, M. K. et al. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, Londres, v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUSA, M. do S. de; SOUSA, M. T. A. de .; MARINS, A. S. Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática: desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 470–484, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4969. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4969. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio