Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática

desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969

Palavras-chave:

Ensino Exploratório de Matemática, Programa de Residência Pedagógica, Tecnologias digitais, Figuras Geométricas, Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de aula desenvolvida sob a perspectiva de Ensino Exploratório de Matemática e apoiada em recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem do conceito de semelhança de figuras geométricas.  Esse trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Residência Pedagógica da CAPES, a partir de estudos sobre aspectos teóricos das perspectivas de Ensino Exploratório de Matemática e de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, sobre o conteúdo de semelhança de figuras geométricas e, sobre documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular e a matriz curricular do estado do Ceará, com o intuito de ministrar uma regência. Para isso, foi realizada a construção de um plano de aula a partir da escolha de uma tarefa e da antecipação de suas possíveis resoluções. Essa construção, nos permitiu ter um olhar para diferentes estratégias, procedimentos, representações, dificuldades, entre outros aspectos, que os estudantes poderão ter no desenvolvimento da aula, o que possibilitou considerar nesse plano de aula, ações para a gestão da aula e para a promoção das aprendizagens matemáticas. Diante disso, percebe-se que abordar conceitos matemáticos por meio dessas abordagens de ensino pode contribuir para a formação do professor de matemática e também potencializar a aprendizagem matemática dos estudantes. Ao professor permite ter um olhar sobre ações a serem realizadas no seu planejamento, as quais propicia um entendimento de diferentes aspectos do objeto matemático em questão, como procedimentos e representações, possíveis erros e dificuldades dos alunos, e também estratégias para uma organização das ideias presentes na aula. Aos alunos oportuniza o diálogo e a interação, entre colegas e professor, para o desenvolvimento de diferentes estratégias, procedimentos, representações para a resolução da tarefa.

Palavras-chaves: Ensino Exploratório de Matemática. Programa de Residência Pedagógica. Tecnologias Digitais. Figuras Geométricas. Educação Matemática.

 

 

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Biografia do Autor

Maria do Socorro de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Maria Thaís Azevedo de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Alessandra Senes Marins, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUSA, M. do S. de; SOUSA, M. T. A. de .; MARINS, A. S. Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática: desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 470–484, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4969. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4969. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio