Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065Palavras-chave:
Pensamento al´gebrico, Educação Matemática, Álgebra escolarResumo
Este artigo surgiu durante a disciplina de Didática da Álgebra, na qual realizamos leituras e discussões sobre vários artigos, desde a abordagem do contexto histórico, passando pelos documentos oficiais que regulamentam o ensino de Álgebra no Brasil. Por fim, discutimos as diferentes perspectivas do pensamento algébrico sob o ponto de vista de diferentes teóricos, analisadas também em pesquisas recentes. A partir disso, os autores desta investigação ficaram responsáveis por analisar as estratégias adotadas por três estudantes, dos anos finais do Ensino Fundamental, ao resolverem problemas de partilha. Essa análise foi feita à luz das camadas do pensamento algébrico, o factual, o contextual e o padrão, descritos por Radford (2009). A metodologia deste trabalho teve um caráter qualitativo, cujos dados foram coletados por Almeida (2016) durante seu doutorado na cidade de Recife - PE. Em sua tese, o pesquisador entrevistou oito alunos de diferentes séries dos anos finais do Ensino Fundamental, dos quais disponibilizou as anotações e as entrevistas de cinco deles. No entanto, neste trabalho, iremos apresentar a análise de apenas três desses estudantes dentro das perspectivas estabelecidas. Nesse sentido, os dados foram analisados observando-se traços ou indícios pertinentes ao pensamento algébrico nas camadas de generalidade propostas, a partir das quais pode-se ter uma concepção dos níveis de desenvolvimento algébrico desses estudantes. Como limitação a este trabalho, durante a coleta de dados, Almeida (2016) não realizou gravações de áudio ou vídeo durante a sequência de atividades propostas aos estudantes. Em vista disso, não foi possível analisar os dados com profundidade na perspectiva do pensamento algébrico, uma vez que, segundo a Teoria da Objetivação, o gestual e o corporal são aspectos fundamentais dessa teoria e possivelmente elementos deixaram de ser capturados nesse processo.
Palavras-chave: Pensamento algébrico; Educação Matemática; Álgebra escolar.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, J. R. de. Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico: um modelo para os problemas de partilha de quantidade. 2016, 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
ALMEIDA, J. R. de.; CÂMARA, M. dos S. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: proposição de um modelo para os problemas de partilha. Zetetiké: Campinas - SP, v. 26, n. 3, p. 546-568, 2018.
ALMEIDA, J. R. de.; CÂMARA, M. dos S. Pensamento algébrico: em busca de uma definição. RPEM: Campo Mourão - PR, v. 6, n. 10, p. 34-60, 2017. Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/download/1124/972. Acesso em: 26 fev. 2021.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. A emergência do pensamento algébrico nas atividades de aprendizes surdos. Ciência & Educação: Bauru - SP, v. 22, n. 1, p. 237-252, 2016.
GOMES, L. P. da S.; NORONHA, C. A. Caracterização do pensamento algébrico na perspectiva da Teoria da Objetivação. In: GOBARA, S. T.; RADFORD, L. (org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
LINS, R. C. A framework for understanding what algebraic thinking is. Tese (Doctor of Philosophy) – School of Education, University of Nothingam, Nothingam, UK: 1992.
RADFORD, L. Algebraic thinking and the generalization of patterns: a semiotic perspective. In: North America Conference of the International Group of Psychology of Mathematics Education – PME. Bergen University College. v. 1, 2006.
RADFORD, L. Signs, gestures, meanings: Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. Lyon, França, 2009.
RADFORD, L. The progressive development of early-embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, Dordrecht, v. 26, n. 2, p. 257-277, 2014.
RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación. In: GOBARA, S. T.; RADFORD, L. (org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
SILVA, J. G. da.; FAJARDO, R. O pensamento algébrico segundo a teoria da objetivação: análise de episódios de trabalho conjunto no 5° ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista: Rio Grande do Sul - RS, v. 1, n. 21, p. 23-34, 2020. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2244/1713. Acesso em 15 jan. 2021.
VERGEL, R. ¿Cómo emerge el pensamiento algebraico? el caso del pensamiento algebraico factual. Uno: Revista de Didáctica de las Matemáticas. n. 68, p. 9-17, 2015.
VERGEL, R. El gesto el ritmo en la generalización de patrones. Uno: Revista de Didáctica de las Matemáticas. n. 73, p. 23-30, 2016.
VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas V: fundamentos da defectología. Madrid: Visor, 1997.
VYGOTSKY, L. S. The genetic roots of thought and speech. In: HANFMANN, E.; VAKAR, G. (Ed.). Thought and language. Cambridge: M.I.T. Press, 1997. p. 73-102.