Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Role Play Game, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho buscou fazer uma revisão sistemática de pesquisas na área da Educação Matemática utilizando jogos de Role Play game-RPG. De início fizemos o levantamento utilizando as bases de dados da Scielo, do Google Acadêmico e Periódico Capes, por serem, mais conhecidas e utilizadas no meio acadêmico para disseminação de pesquisas e estudos. Focamos em produções do período de 2015 a 2021, utilizando as palavras-chave: Role Play Game, Educação Matemática e Anos Iniciais; Jogo de RPG e Educação Matemática; Jogo de RPG e Anos Iniciais. O objetivo geral desse trabalho foi analisar através das pesquisas encontradas nas bases de dados, o uso do RPG na Educação Matemática em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propomos ainda descrever a importância sobre jogos, em especial, jogos de RPG enquanto ferramenta pedagógica na educação, como também, analisar através das bases de dados se e quais pesquisas usam o RPG na Educação Matemática nos Anos Inicias e verificar como as pesquisas encontradas faziam uso do RPG. Durante as pesquisas nas bases de dados relatadas, obtivemos poucos trabalhos que utilizassem o RPG no Ensino Fundamental e que envolvesse Educação Matemática. Através das pesquisas vimos o potencial do uso do RPG na educação, e sua contribuição no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em especial, na Educação Matemática. Desta forma, é notória a importância de desenvolver pesquisas na área devido à escassez de produções.

Palavras-chave: Role Play Game; Educação Matemática; Anos Iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns. Atualmente é Funcionária Pública no município de Paulista-PE - Professora Polivalente. Atua como Professora Formadora e Tutora Virtual Voluntária da disciplina de desenvolvimento de TCC do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade UAB/EAD - IFPE, orientando trabalhos do curso de especialização e graduação de 2017 até o presente momento. Tenho interesse em pesquisas na área de educação, com foco em: formação de professor, processo de ensino e aprendizagem, uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem, Educação Matemática e uso de jogos e materiais concretos no processo de aprendizagem.

Anderson Spinelli Valdevino da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFPE, Graduação em Licenciatura em Matemática pela UFRPE, Servidor público municipal da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, lecionando Matemática nas series finais do Ensino Fundamental.

Referências

AZEVEDO, K. de L.. Jogo de tabuleiro com elementos de RPG “aventura de um livro mágico”: contribuições para a educação matemática. 2017. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife - PE, 2017.

BOARD GAME GEEK. Mecânicas de jogo de tabuleiro. 2016. Disponível em: < https://boardgamegeek.com/browse/boardgamemechanic >. Acesso em: 10 de Jan. de 2021.

BRESSAN, R.; NASCIMENTO, P. R. Rpg Como Ferramenta Para O Uso Do Lúdico No Ensino. 2012. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/view/475 >. Acesso em: 11 Jan. 2021.

CABELERO, S. da S. X.; MATTA, A. E. R. O jogo RPG digital e a educação: possibilidade de aplicação no ensino presencial e na EAD. 2007. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/524200732253PM.pdf >. Acesso em: 10 de Jan. de 2021.

CAILLOIS, R.. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução: José Garcez Palha. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.

CAILLOIS, R. Les jeux et les hommes. Paris: Gallimard, 1958.

GITIRANA, V. et al.. Jogos com sucatas na Educação Matemática: Projeto Rede. Recife: NEMAT: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

GRANDO, R. C.. O conhecimento Matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000 . 239 f. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação. UNICAMP, Campinas - SP, 2000.

HUINZINGA, J.. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo, SP: Editora Perspectiva S. A. 2000.

LEITÃO, L. N. P.. Role-playing-game (RPG) na aprendizagem das quatro operações aritméticas: uma interlocução Winnicottiana. 2020. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Paraíba. UFPB, João Pessoa: PB, 2020.

LORO, A. J.. RPG e Educação: a construção do conhecimento por meio de jogos de interpretação. 2013. Disponível em: <http://ead.faccat.br/portal/wpcontent/uploads/2013/10/rpg_educacao_artigo.pdf >. Acesso em: 10 de Jan. de 2021.

MENEZES, A. T., CORDEIRO, S. R., GUEIROS, E. C.. ‘‘Sedentos’’ – o RPG (Role Playing Game) no ensino da sustentabilidade matemática como proposta interdisciplinar. 2017. Disponível em: < http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8259?locale-attribute=en >.

Acesso em: 13 de Jan. de 2021.

MOREIRA, I. E. et al.. Vamos Jogar Matemática: utilizando o RPG Maker para produzir um recurso educacional digital para o ensino de Matemática. 2019. Disponível em: < https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/8878 >. Acesso em: 13 de Jan. de 2021.

MUNIZ, C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

NETO, A. A. de O.; RIBEIRO, S. A. B.. Um modelo de Role-playing game (RPG) para o ensino dos processos da digestão. In Revista Eletrônica do curso de Pedagogia do campus Jataí – UFG. v. 2, n. 13, 2012.

POLYA, G.. A arte de resolver problemas. Interciência. Rio de Janeiro, 2a Edição, 1995.

ROEVER, L.. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. 2017. Disponível em: < https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/11/875614/152_127-130.pdf >. Acesso em: 23 de Jan. de 2021.

ROSA, M.. Roleplaying Game eletrônico: uma tecnologia lúdica para aprender e ensinar Matemática. 2004. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciências Exatas – UNESP. Rio Claro - SP, 2004.

SALES, M. de O.; ROSA, E. C. de S.. Clube da Aventura: um projeto de intervenção em escolas por meio de jogos de RPG. 2011. Monografia. Universidade Federal de Pernambuco. Psicologia na Educação. UFPE, Recife, Pernambuco, 2011.

SANTOS, C. dos; SANTOS, D. P. dos; LIMA, M. A. de. A importância da atividade lúdica na educação matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 14, 2020.

SCHIMIGUEL, J. et al.. O jogo na educação matemática: desenvolvimento de um

RPG para trabalhar o conceito de moeda no ensino fundamental. 2016. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3607 >. Acesso em: 08 de jan. de 2021.

VASQUES, R. C.. As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação escolar. 2008. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara – UNESP, Araraquara - SP, 2008.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SPINELLI, K. de L. A.; SILVA, A. S. V. da. Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 177–191, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4730. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4730. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental