Concepções dos professores de matemática em início de carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5062

Palavras-chave:

Professor em início de carreira, Concepção, Ensino de Matemática

Resumo

O presente estudo é fruto de inquietações referentes à atuação inicial do professor de Matemática frente aos desafios referentes ao início na carreira docente, que é relativo ao período dos três primeiros anos dentro da profissão, no qual se começa a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poderá acompanhar o iniciante ao longo de toda a sua trajetória na carreira docente, sendo esse período decisivo para a permanência ou não dentro da profissão. Essa fase inicial é caracterizada por dois estágios: o de “sobrevivência”, e o da “descoberta” (HUBERMAN, 1995). Para investigar esse início de carreira, surgem as concepções formadas pelos docentes em atuação sobre o ensino de matemática, uma vez que elas podem influenciar na prática profissional dos professores. Objetivamos investigar as concepções de professores iniciantes sobre o ensino de matemática e suas primeiras vivências em sala de aula. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo nós, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e análise dos dados. Os resultados obtidos são de natureza descritiva, contento interpretações sobre as concepções desses professores iniciantes sobre início da carreira e suas práticas pedagógicas, sobretudo, a análise adveio por meio do processo de indução. A coleta de foi realizada por meio de entrevistas realizadas em 2019 com cinco professores em início de carreira, licenciados em Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Formação de Professores (UFRB – CFP). A partir dos dados coletados, identificamos a concepção ativa e manifestadas dos sujeitos. A análise revelou que a maioria dos professores possui a concepção manifestada investigativa, porém a concepção tradicional como ativa. Os dados também apontaram para as tensões dos docentes nos seus primeiros anos de carreira, as quais podem ter sido decorrentes de lacunas na formação inicial ou de fatores presentes no contexto escolar, como: indisciplina, afetividade, falta de recursos, entre outros. Além disso, as tensões parecem ter sido uma variável que regulou a constituição das concepções ativas destes professores iniciantes.

Palavras-chave: Professor em início de carreira; Concepção; Ensino de matemática;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana Oliveira Moreira de Jesus, Universidade Estadual de Santa Cruz

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UFRB). Professora na Rede Estadual de Ensino da Bahia (SEC – BA).

Thaine Souza Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) - Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA e UEFS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Referências

ALMEIDA, I. J. S., As concepções de ensino e aprendizagem de professores e licenciandos em matemática e sua influência no tratamento dado aos erros dos alunos. 2018. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.

CARRILLO, J.; CONTRERAS, L. The relationship between the teacher´s conceptions of Mathematics and Mathematics teaching. A model using categories and descriptors for their analysis. Proceedings of PME XVIII (pp.II/152-159), Lisboa, Portugal, 1994.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. Volume 14, n. 1, p. 268 – 288. 2017.

GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. 2007. 240 f. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

GABARDO, C. V. L.; HOBOLD, M. S. O início da docência: investigando professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 03, n.05, ago-dez, 2011.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: nóvoa, A. (org.). Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora Ltda., 1995. p.31-61.

LEONE, N. M.; LEITE, Y. U. F. O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca. v. 03, n. 06, p.236- 259, jul. –dez. 2011.

NETO, J. C.; BLANCO, M. B.; SILVA, J. A. O uso de gamificação e dificuldades matemáticas: possíveis aproximações. Novas Tecnologias, V. 15 Nº 1, julho, 2017.

PONTE, J. P. d. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. Instituto de Inovação Educacional, 1992.

PONTE, J. P., GALVÃO, C., TRIGO-SANTOS, F., OLIVEIRA, H. O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências. Revista de Educação ,v. 10, p. 31-46. 2001.

SEGURADO, I.; PONTE, J. P. d. Concepções sobre a Matemática e trabalho investigativo. Quadrante, Associação dos Professores de Matemática, p. 5–40, 1998.

SILVA, A. M. F; A importância da afetividade no contexto educacional. EDUCERE: VIII Congresso Nacional de educação. 2017.

ROMANOWSKI, J. P. Professores principiantes no Brasil: questões atuais. in: III congresso internacional sobre profesorado principiante e inserciónprofesional a ladocencia, Santiago do chile, 2012. http://congressoprinc.com.br/artigo?id_artigo=195

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, Dezembro/00. 2000.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

JESUS, L. O. M. de; SANTANA, T. S. Concepções dos professores de matemática em início de carreira. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1061–1077, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5062. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5062. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática