Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19

como as aulas de matemática podem ajudar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica;, Ideologia da Certeza;, Covid-19;, Cenários para Investigação.

Resumo

A pandemia de Covid-19 é uma das maiores crises sanitárias enfrentadas pelo mundo nos últimos anos. Ainda estamos aprendendo a lidar com essa doença, enquanto pesquisadores do mundo inteiro estão trabalhando em busca de um melhor entendimento sobre o comportamento do vírus, as medidas de contenção, os tratamentos e a tão almejada vacina. Nesta pesquisa, selecionamos alguns termos vinculados ao enfrentamento da doença, o que consequentemente os coloca no centro de debates públicos, estabelecendo relação direta com a matemática e estatística, seja na sua construção ou na interpretação destes termos: taxas de transmissão, “pico da doença” e médias móveis. Os cientistas têm buscado estimar esses marcadores a fim de orientar as decisões dos gestores e o comportamento da população; entretanto, nem sempre essas estimações são assertivas, o que pode levar as pessoas a questionar a eficiência dos modelos matemáticos utilizados. Diante dessas questões, é realizada uma investigação acerca de como a ideologia da certeza, conceito oriundo de estudos da Educação Matemática Crítica, é capaz de explicar alguns equívocos na interpretação desses resultados, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os diversos fatores que podem interferir em sua acurácia. Para finalizar essa discussão, é destacada a importância da escola como um dos principais ambientes de conscientização da população, configurando-se, portanto, como um valioso espaço onde essas discussões podem ser realizadas. Assim, são elaboradas algumas propostas de abordagens em sala de aula, fundamentadas nos cenários para investigação, a fim de discutir de forma reflexiva as potencialidades e limitações da ciência, sobretudo da matemática. É importante ressaltar que muitos outros conceitos matemáticos ligados à pandemia poderiam ter sido considerados nessa análise, o que ratifica a importância de aprofundarmos mais as investigações sobre essa problemática.

Palavras-chave: Educação Matemática Crítica; Ideologia da Certeza; Covid-19; Cenários para Investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ângela da Silva Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Realiza pesquisas na área de Educação Matemática Crítica, juntamente com grupos de pesquisas e estudos da universidade.

Ana Brena Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade estadual Vale do Acaraú (UEVA)

Carina Brunehilde Pinto da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Matemática, Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Referências

ADLER, M. COVID-19: entenda o que é o pico da pandemia e porque ele deve ser adiado. Estado de Minas, Minas Gerais, 17 de jun. de 2020. Coronavírus. Disponível em: <https://bit.ly/3cmXIYg>. Acesso em: 10 fev. de 2021.

AZAMBUJA, M. T de. O Uso do Cotidiano para o Ensino de Matemática em uma escola de Caçapava do Sul. TCC (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Caçapava do Sul. p. 32. 2013.

BORBA, M. C; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. p. 127-148.

BOX, G.; DRAPER, N. Response surfaces, mixtures, and ridge analyses. New Jersey: John Wiley & Sons, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Ensino Médio, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio>. Acesso em: 25 de fev. de 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde. Coronavírus: o que você precisa saber. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 05 de maio de 2020.

LISBOA, V. Como é feita a média móvel de casos de Covid-19. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 10 ago. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3tTUfX2 >. Acesso em: 10 fev. de 2021.

MACHADO, C. L. Entenda o que é Taxa de Transmissão da Covid-19. Coronavirus: Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais. 18 de maio de 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3srZlcC >. Acesso em: 11 de fev. de 2021.

MILANI, R. Transformar exercícios em cenários para investigação: uma possibilidade de inserção na Educação Matemática Crítica. Perspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, v.13, n. 31, p.1-18, 2020.

MORETTIN, P. Análise de séries temporais. São Paulo: Edgar Bluncher, 2006.

OBSERVATÓRIO COVID-19 BR. Cenários. 2020. Disponível em: <https://covid19br.github.io/cenarios.html?aba=aba1>. Acesso em: 24 de fev. de 2021.

OLIVEIRA, A. Entenda o que é o 'pico' da epidemia de coronavírus e porque é impossível prever o tamanho dele em São Paulo. G1, São Paulo, 20 de abril de 2020. Disponível em: <https://glo.bo/2PAovaI>. Acesso em: 11 de fev. de 2021.

REDES sociais escalpelam ministro Mandetta: “Embromador”. Goiás 24 horas. 14 de abril de 2020. Disponível em: <https://goias24horas.com.br/146545-redes-sociais-escalpelam-ministro-mandetta-embromador/ >. Acesso em: 26 de fev. de 2021.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

_____. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. Campinas: Cortez. 2007.

_____. Um convite a educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014. (Perspectivas em Educação Matemática).

TOLEDO, G.; OVALLE, I. Estatística básica. São Paulo: Atlas, 1981.

ZAPAROLLI, D. O desafio de calcular o R. Pesquisa FAPESP, 293, p. 46-47, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

RODRIGUES, Ângela da S.; SILVA, A. B.; SILVA, C. B. P. da. Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19: como as aulas de matemática podem ajudar?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 423–438, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4983. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4983. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio