O uso do GeoGebra nas aulas remotas

uma abordagem do conteúdo de função quadrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Ensino de Matemática, Função Quadrática, Geogebra, Tecnologias digitais

Resumo

As Tecnologias Digitais de informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no ensino de matemática, principalmente nesse período de aulas remotas, em que as mídias digitais estão sendo cruciais para a comunicação entre professor e aluno. Dentre as tecnologias, os softwares educativos estão sendo utilizados pelos professores na condução dos conteúdos, pois eles promovem a visualização dos componentes matemáticos, tornando a aula mais dinâmica. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado, cujo objetivo foi descrever as contribuições do software Geogebra para o ensino remoto. O estágio realizou-se em uma escola Estadual de Ensino Profissionalizante do estado do Ceará com as turmas de 10 ano, na qual o conteúdo trabalhado foi função quadrática. A regência ocorreu de forma remota, por meio do Google Meet em duas aulas de 50 minutos, cujo planejamento seguiu as fases da proposta metodológica de ensino Sequência Fedathi. Foi apresentado uma questão problema para os alunos, na qual eles iriam debater e tentar resolver a questão por meio dos seus conhecimentos prévios e depois apresentar as hipóteses e resoluções para o problema proposto. O geogebra foi utilizado para a fazer formalização do conteúdo, apresentando a definição de função e suas peculiaridades. Por meio do software foi apresentado aos estudantes os principais conceitos de função quadrática, análise do gráfico da função e variação dos coeficientes e a influência dos mesmos no gráfico. A pesquisa possibilitou destingir e descrever as contribuições do goegebra para o ensino remoto. Com ele o professor pode explorar o gráfico da questão, promovendo, aproximação fidedigna do gráfico além de ter a oportunidade de movimenta-lo. Por fim, por meio da experiencia vivenciada pode-se concluir que o geogebra é uma ferramenta que oferece ao professor uma ampla possibilidade de utilização nas aulas, pois o mesmo apresenta vários recursos, que contribuem para o ensino de matemática, principalmente nesse período de aulas remotas.

Palavras-chave: Aulas Remotas; Ensino de Matemática; Função Quadrática; Geogebra; Tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Maria Thais Azevedo de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Francisca Claudia Fernandes Fontinele, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUSA, M. T. A. de; FONTINELE, F. C. F. O uso do GeoGebra nas aulas remotas: uma abordagem do conteúdo de função quadrática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 752–767, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5136. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5136. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância