O uso do GeoGebra nas aulas remotas

uma abordagem do conteúdo de função quadrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Ensino de Matemática, Função Quadrática, Geogebra, Tecnologias digitais

Resumo

As Tecnologias Digitais de informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no ensino de matemática, principalmente nesse período de aulas remotas, em que as mídias digitais estão sendo cruciais para a comunicação entre professor e aluno. Dentre as tecnologias, os softwares educativos estão sendo utilizados pelos professores na condução dos conteúdos, pois eles promovem a visualização dos componentes matemáticos, tornando a aula mais dinâmica. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado, cujo objetivo foi descrever as contribuições do software Geogebra para o ensino remoto. O estágio realizou-se em uma escola Estadual de Ensino Profissionalizante do estado do Ceará com as turmas de 10 ano, na qual o conteúdo trabalhado foi função quadrática. A regência ocorreu de forma remota, por meio do Google Meet em duas aulas de 50 minutos, cujo planejamento seguiu as fases da proposta metodológica de ensino Sequência Fedathi. Foi apresentado uma questão problema para os alunos, na qual eles iriam debater e tentar resolver a questão por meio dos seus conhecimentos prévios e depois apresentar as hipóteses e resoluções para o problema proposto. O geogebra foi utilizado para a fazer formalização do conteúdo, apresentando a definição de função e suas peculiaridades. Por meio do software foi apresentado aos estudantes os principais conceitos de função quadrática, análise do gráfico da função e variação dos coeficientes e a influência dos mesmos no gráfico. A pesquisa possibilitou destingir e descrever as contribuições do goegebra para o ensino remoto. Com ele o professor pode explorar o gráfico da questão, promovendo, aproximação fidedigna do gráfico além de ter a oportunidade de movimenta-lo. Por fim, por meio da experiencia vivenciada pode-se concluir que o geogebra é uma ferramenta que oferece ao professor uma ampla possibilidade de utilização nas aulas, pois o mesmo apresenta vários recursos, que contribuem para o ensino de matemática, principalmente nesse período de aulas remotas.

Palavras-chave: Aulas Remotas; Ensino de Matemática; Função Quadrática; Geogebra; Tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Thais Azevedo de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Francisca Claudia Fernandes Fontinele, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Referências

ALEXANDRE, P. P.; SANTOS, M. H. S. M. Apontando dificuldades quanto o processo de ensino-aprendizagem da interpretação gráfica da função quadrática.2009. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo3.pdf >. Acesso em: 22 de fev. 2021.

ALQUIMIM, B. C. M. Uma proposta do ensino de função quadrática utilizando o geogebra. 2016. 52 p. Dissertação (Mestrado) – Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, 29 de abr. 2016. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=94206 >. Acesso em: 21 de fev. 2021.

BONA, Berenice de Oliveira. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. V4(1), p.35-55, 2009. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID71/v4_n1_a2009.pdf >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Softwares e internet na sala de aula de matemática. 2010. Disponível em:

< http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/marceloxenen.PDF >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br >. Acesso em: 20 de fev. 2021.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998. Disponível em :< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf > . Acesso em: 18 de fev. 2021.

BRITO, R. G. S; BRANCO, M. N; BRITO, E. M. S. Dificuldade de estudante em resolver equação quadrática no ensino médio: uma pesquisa quantitativa. Macapá, v.2, n. 1, p. 5-17, junho de 2019.

CATANEO, Vanessa Isabel. O uso do software Geogebra como ferramenta que pode facilitar o processo ensino aprendizagem da matemática no sétimo ano do ensino fundamental. 2011. 86 p. Monografia (Pós- Graduação) – Lato Sensu em Educação Matemática, Centro Universitário Barriga Verde- UNIBAVE. Disponível em: < http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Vanessa-Isabel-Cataneo.pdf > Acesso em: 20 de fev. 2021.

CHICON, T. R. et al. Geogebra e o estudo da função quadrática,2011. Disponível em: < https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2011/agrarias/GEOGEBRA%20E%20O%20ESTUDO%20DA%20FUN%C3%83%E2%80%A1%C3%83%C6%92O%20QUADR%C3%83%C2%81TICA.pdf >. Acesso em: 26 de fev. 2021.

FERRI, J; SCHIMIGUEL, J. e CALEJON, L. M. C. Uso do Geogebra no Ensino de Matemática, 2013.Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/uso-do-geogebra-no-ensino-de-matematica Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.

MEC: Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula. > Acesso em: 01 de setembro de 2020.

SANTOS, A. S.; SILVA, J. J.; MOURA, D. A. S. Tecnologias a favor da educação matemática: Geogebra e suas aplicações. 2015. Disponível em: <https://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/TECNOLOGIA-A-FAVOR-DA-EDUCA%c3%87%c3%83O-MATEM%c3%81TICA-GEOGEBRA-E-SUAS-APLICA%c3%87%c3%95ES.pdf >. Acesso em: 21 de fev. 2021.

SANTOS, C. M.; NEVES, T. G.; TOGURA, T. C. F. As tecnologias digitais no ensino de matemática: Uma análise das práticas pedagógicas e dos objetos educacionais digitais. 2016. Disponível em:

< http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5245_2978_ID.pdf >. Acesso em: 14 de fev. 2021.

SANTOS, Ricardo Almeida. Pirâmides: Uma proposta usando o geogebra. 2020. Disponível em: < https://matematicanaescola.com/eventos/index.php/ienopem/ienopem/paper/viewFile/34/3 >. Acesso em: 20 de fev. 2021.

SANTOS, V. A. et al. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: Desafios e oportunidades na perspectiva docente. 2020. Disponível em: < https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3875_31082020225021.pdf >. Acesso em: 18 de fev. 2021.

SILVEIRA, D. F.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT T. E.; SILVEIRA D. T. (Org). Métodos de Pesquisa. RS: Editora UFRGS, 2009. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf >. Acesso em: 08 de abril. 2021.

SOUZA, M. J. A. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: SOUSA, F. E. E. et al. (Org.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2013. Disponível em: < http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47513/1/2013_liv_feesousa.pdf > Acesso em: 13 de fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUSA, M. T. A. de; FONTINELE, F. C. F. O uso do GeoGebra nas aulas remotas: uma abordagem do conteúdo de função quadrática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 752–767, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5136. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5136. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância