Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5111

Palavras-chave:

Textos originais, Critérios para a utilização de textos originais, Articulação entre história e ensino de matemática

Resumo

As pesquisas em Educação Matemática estão cada vez mais tratando sobre os recursos e as estratégias que a história da matemática oferece, dentre elas, algumas apresentam importantes debates sobre o uso de textos originais em sala de aula. Diante disso, aflora-se a discussão sobre os critérios para o uso desse material, possibilitando uma articulação entre história e ensino. Assim, este artigo visa descrever um estudo sobre a presença dos critérios para o uso de textos originais no ensino a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática da UECE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para investigar a literatura sobre o tema e para coletar os dados dos TCC. Para o período da coleta de dados, delimitamos de 2013 a 2018. Nesse sentido, sete critérios foram levados em consideração na leitura dos dados coletados: a escolha do material; a forma de utilização; a intencionalidade; a série ou o nível escolar; a realização de um tratamento didático; o momento de utilização e a perspectiva historiográfica. Os resultados mostraram que nem todos os critérios foram considerados pelos autores desses TCC, em que os mais constantes foram: a forma de utilizar o material e o objetivo da implementação. Em contrapartida, o critério da escolha da perspectiva historiográfica não foi encontrado em nenhum trabalho. Portanto, inserir textos originais no ensino de Matemática pode ser uma iniciativa em constante crescimento, mas ainda é necessário que os educadores matemáticos conheçam e discutam quais os critérios que eles precisam ter em vista antes de realizar essas propostas na sala de aula.

Palavras-chave: Textos originais; Critérios para a utilização de textos originais; Articulação entre história e ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Damasceno Braga Fontenele, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bolsista de monitoria da disciplina Estágio Supervisionado I (PROMAC)

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é professora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática e Doutoranda da Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos. 

Isabelle Coelho da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É Mestra em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com período sanduíche na Universidade de Pittsburgh. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação matemática e formação de professores. É membro do Grupo de pesquisa História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEMa) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História Matemática - GPEHM. Atualmente, faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), regional Ceará e é doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Referências

ALVES, V. B. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019.

BATISTA, A. N. S. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos..., aplicado na formação de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2018.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A era da consciência. São Paulo: Ed. Fundação, Petrópolis, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Altas, 2008.

GUTIERRE, Liliane dos Santos. História da matemática: atividade para a sala de aula. Natal: EDUFRN, 2011. 95 p.

MASSA ESTEVE, Maria Rosa et al. Understanding mathematics using original sources: Criteria and conditions. In: BARBIN, Evelyne; KRONFELLNER, Manfred; TZANAKIS, Constantinos (Ed.). History and Epistemology in Mathematics Education: Proceedings of the 6th European Summer University. Viena: Verlag Holzhausen Gmbh, 2011. p. 415-428

MOREY, Bernadete. Fontes Históricas nas salas de aulas de Matemática: o que dizem os Estudos Internacionais. Revista Brasileira de História da matemática, v. 13, n. 26, p. 73-83. 2013.

NOGUEIRA. Raniele Sampaio. O uso de fontes históricas para o ensino de matemática: propondo atividades utilizando o Papiro de Rhind. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

ROQUE, Tatiana Marins. História da matemática: Uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas. 1º ed. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013. 277 p.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHMat, 2015.

SILVA. Isabelle Coelho da. O uso de fontes na disciplina história da matemática a partir do problema 56 do Papiro de Rhind. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016a.

SILVA, Isabelle Coelho da. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2018.

SILVA. José Hélison da. Possibilidades do uso de fontes históricas a partir dos versos de Lilavati para a formação inicial dos professores de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016b.

SILVA, Isabelle Coelho da; Pereira, Ana Carolina Costa. Definições e critérios para uso de textos originais na articulação entre história e ensino de matemática. Boletim de Educação Matemática – Bolema [online]. 2021, vol.35, n.69, pp. 223-241. Epub Apr 16, 2021. ISSN 1980-4415.

SOUSA. Jeyse Santos de. A concepção dos Licenciandos em Matemática da UECE sobre o uso de fontes históricas brasileiras para o ensino: a revista AL – KARISMI. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

TAVARES, Marina Oliveira. A inserção da unidade básica de problematização no ensino de matemática por meio de atividades investigativas: um estudo a partir da obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

FONTENELE, L. D. B.; BATISTA, A. N. de S. .; SILVA, I. C. da. Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018) . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 579–592, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5111. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5111. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>