Contribuições do jogo Mancala para o ensino de matemática: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13149

Palavras-chave:

Educação matemática, Jogos africanos, Mancala

Resumo

Diante das Novas Diretrizes Curriculares acerca das relações étnico-raciais, o ensino de matemática deve promover a valorização da diversidade cultural, rompendo com o modelo tradicional de ensino que preconiza a transferência de informações, negando ao aluno a própria construção do saber e de questionamentos sobre debates que contenham aspectos sociais. A pesquisa reconhece a relevância de ferramentas didáticas como jogos africanos para o aprendizado matemático, com foco na família de jogos Mancala, originário do continente africano. O projeto com o jogo Mancala foi desenvolvido com 18 alunos da Escola Municipal Hortência Phirro do Valle. Assim, esse relato de experiência tem como objetivo apresentar as impressões dos alunos do 8º ano do ensino fundamental sobre a aplicação do jogo Mancala. Como resultados, pode-se destacar que a maioria dos estudantes apontaram problemas relacionados às dificuldades de aprendizagem em matemática. Cabe destacar que 17 alunos não haviam tido experiência com jogos africanos antes desta pesquisa. A maioria observou que o jogo envolve conceitos matemáticos, como, por exemplo, contagem e estratégia. Portanto, o jogo africano Mancala vinculado ao ensino de matemática pode ser uma metodologia positiva, de maneira que os resultados presentes na pesquisa apontam um caminho de compreensão de elementos culturais e aprendizagem matemática por parte dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Arruda de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Deumara Galdino de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, criado em associação entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Nacional de Rio Cuarto (UNRC), na linha de pesquisa Agromatemática, mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/IBGE (2010), especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2009), licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Atuou na formação continuada de professores da Rede Estadual do Rio de Janeiro, através do Projeto Reforço Escolar. E atua na formação inicial e continuada de professores de matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 

Referências

AMÂNCIO, Isis Maria da Costa; GOMES, Nilma Lino; SANTOS JORGE, Miriam Lúcia. Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

ANASTACIO, Fransuelton Gomes; ALENCAR, Júnio Moreira de; MACÊDO, Luciana Maria de Sousa. Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 946-959, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5034.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Diário Oficial da União, 10 de janeiro de 2003.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília: Diário Oficial da União, 11 de março de 2008.

BORGES, José Salviano; PAIVA, Jéssica Rodrigues de; SILVA, Élida Álves da. Jogos Mancala – Uma Ferramenta no Ensino de Matemática. Anais do II Simpósio de Matemática e Matemática Industrial – SIMMI‘2010, vol. 1, 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/631/o/anais_simmi_2010.pdf.

FRAGA, Ana; SANTOS, Maria Teresa. Ouri, um Jogo Mancala. In: Matemática e Jogo na Educação e Matemática. Revista Educação e Matemática, n. 76, janeiro/fevereiro 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.

GUERRA, Denise. Aiú: A herança africana dos jogos de Mancala no Brasil. In: Revista África e Africanidades, ano 2, n. 6, Seção Corpo, som e movimento, ago. 2009.

IBGE. Censo demográfico, Ano de 2022. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/9605#resultado.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, n. 107, p. 187-206, 1999.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, MEC/BID/UNESCO, 2005.

SANTOS, Celso José dos. Jogos Africanos e a Educação Matemática: semeando com a Família Mancala, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/121-2.pdf.

SANTOS, Eliane Costa; FRANÇA, Maria da Conceição dos Santos. Simbiose entre Etnomatemática e a cultura Africana Jogo Mancala Awalé em sala de aula. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 8899, 2017. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/170.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. O papel do brinquedo no desenvolvimento. A formação social da mente, v. 4, p. 105-118, 1989.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron; SANT’ANA, Nádia Aparecida dos Santos. Produzindo aproximações da cultura africana com a Matemática escolar: a utilização do jogo Mancala. Revista Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, p. 7-26,2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186646.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. A. de; OLIVEIRA, D. G. de. Contribuições do jogo Mancala para o ensino de matemática: um relato de experiência. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–15, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13149. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13149. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência