“Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”

modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615

Palavras-chave:

Relações socioeconômicas, Diversidade, Educação Intercultural, Etnomatemática, Educação Matemática

Resumo

Costumes, conhecimentos, mitos, culturas, relações comerciais, quantificações e as línguas dos povos indígenas são frequentemente questionados pela sociedade envolvente. São poucas as populações indígenas que não sofreram influências que, em sua maioria, foram estabelecidas por relações de contatos interétnicos, com ações que visavam lucrar com a exploração cultural e econômica, dentro e fora das comunidades. Dessa forma, este artigo apresenta reflexões acerca da experiência vivenciada no tema contextual “Cultura e Comércio”, juntamente com alguns estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Goiás, no ano de 2017. O objetivo deste estudo é identificar as modificações econômicas dentro e fora das comunidades indígenas, tanto no passado quanto no presente. Para isso, lançamos mão de problematizações necessárias aos alunos, que, conhecendo e lidando com o ambiente natural e social, estão vivenciando as modificações econômicas; sendo questionados: como foram realizadas as relações comerciais no passado? E, como são realizadas as relações comerciais hoje? De tal forma, foi utilizada uma abordagem etnográfica, com enfoque hermenêutico interpretativo, como componente metodológico das Ciências Sociais, e as discussões serão sustentadas a partir da perspectiva da Etnomatemática. Assim, essa investigação nos traz que os conhecimentos e práticas tradicionais indígenas receberam diversas influências pelos demais segmentos da sociedade nacional, o que acarretou modificações na cultura e nas relações econômicas entre os povos. Por fim, é alentado destacar que a aproximação com a Etnomatemática, foi importante, pois permitiu aos alunos indígenas debater sobre suas as práticas econômicas e seus direitos, fortalecendo assim os valores comerciais tradicionais pertencentes aos distintos povos indígenas.

Palavras-chave: Relações Socioeconômicas; Diversidade; Educação Intercultural; Etnomatemática; Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matheus Moreira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Membro do Matema: Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática. Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia

José Pedro Machado Ribeiro, UFG

Professor do Instituto de Matemática e Estatística - UFG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG

Doutor em Educação - USP.

Ana Paula Purcina Baumann, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Matemática – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, campus Rio Claro). Professora do curso de Licenciatura em Educação Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (NTFSI) e do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Matema: Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática. Universidade Federal de Goiás.

Referências

BARBIERI, S. R. J. Biopirataria e povos indígenas. 1. ed. São Paulo: Almedina, 2014.

BRASIL. Constituição federal de 1988. Brasília: MEC, 1988.

CABRAL, J. F. P. Rousseau: desigualdade e contrato. 2016. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/rousseau-desigualdade-contrato.htm>. Acesso em: 22 jan. 2018.

D’AMBROSIO, U. Um enfoque transdisciplinar à educação e à história da matemática. In: Borba, M. C.; Bicudo, M. A. V. (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 1999, p.13-29.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática e educação. In. Kniknik, G.; Oliveira, C. J.; Wanderer, F. (Org.). Etnomatemática: currículo e formação de professores. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Editora EDUNISC, p. 39-52, 2004.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Autêntica, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

HABER, A. Nometodología payanesa: notas metodologia indisciplinada. Chile antropologia revista, Catamarca-Chile, n. 23, p. 9-49, 2011.

RIBEIRO, J. P. M. Etnomatemática e formação de professores indígenas: um encontro necessário em meio ao diálogo intercultural. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. Trad. Roberto Leal Ferreira - 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SILVA, M. M. Etnomatemática e relações comerciais na formação de professores indígenas. Dissertação (Mestrado em Educação em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, 2018.

THOMSON, G. Os primeiros filósofos. 1 ed. Lisboa: Estampa, 1974.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Núcleo Takinahakỹ De Formação Superior Indígena. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Intercultural, Goiânia, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, M. M. da; RIBEIRO, J. P. M.; BAUMANN, A. P. P. “Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”: modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1325–1339, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4615. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4615. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática