Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10347

Palavras-chave:

Grafos, Jogos, Raciocínio Lógico, Problema das Pontes

Resumo

O texto discute o desenvolvimento de uma oficina direcionada ao público da Educação Jovens e Adulto (EJA) em uma escola pública em Feira de Santana, Bahia que teve como objetivo investigar as potencialidades e limitações no desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretação da realidade fazendo uso dos jogos grafos no contexto de uma experiência didática. A oficina abordou, elementarmente, conceitos iniciais e intuitivos sobre a Teoria dos Grafos, que são apresentados neste trabalho, desde o seu contexto histórico até algumas aplicações. O desenvolvimento dessa oficina teve ênfase nos jogos, explorando a relação destes com grafos e o caráter dinâmico e educativo que há na sua utilização.

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Biografia do Autor

Thiago Pires Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente - PPGM - UEFS. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira (2013), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017). Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Educação. Membro da SBMAC - Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional.

Rogério Gomes Matias, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e pela Univesidad de Cádiz (Espanha) na modalidade de intercâmbio - Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). Mestre em Computação Aplicada - UEFS. Professor da Educação Básica. Professor Substituto DEXA-UEFS. 

Paulo Henrique Gomes Santana, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matamática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2015) e mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018). Atualmente é doutorando em Educação na Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SANTANA, T. P.; MATIAS, R. G.; SANTANA, P. H. G. Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–19, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.10347. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10347. Acesso em: 14 maio. 2024.