Ensino remoto e conhecimentos matemáticos

desafios e perspectivas na visão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137

Palavras-chave:

Ensino aprendizagem, Ensino remoto emergencial, Conhecimento

Resumo

O presente relato de experiência retrata atividades de atuação docente vividas pela primeira autora com a implementação do ensino remoto emergencial na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, localizada no município de Porto Velho, Rondônia. Práticas subsequentes às orientações da Portaria nº 1970 de 20 de abril de 2020, que regulamentava a reorganização do calendário escolar do ano letivo de 2020, para as escolas da rede pública estadual de Rondônia, adequando o ensino em regime especial, com oferta de aulas não presenciais, como medida de enfrentamento à COVID-19, elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Neste relato são discutidos conceitos de tecnologias digitais, ensino híbrido, ensino remoto emergencial, visando caracterizar as práticas didáticas adotadas naquela escola. O referencial teórico consistiu nos estudos bibliográficos de autores especialistas no assunto abordado. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa. Destaque-se que todos as informações aqui apresentadas são fruto das práticas didáticas utilizadas no ensino remoto emergencial, as quais foram elaboradas na disciplina de matemática no Ensino Médio. Este relato tem como objetivo analisar as experiências vividas na ciscunstância do ensino remoto emergencial, que foi realizado através de atividades não presenciais para o prosseguimento da efetiva prática docente. O desfecho deste trabalho revela que o ensino remoto emergencial é ainda um desafio nas atividades pedagógicas contemporâneas, as quais exigem o uso de tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, e que o educador necessita capacitar-se cada vez mais para atuais metodologias de ensino. Essas tecnologias digitais empregadas de maneira correta colaboram e transformam o papel do docente e dos discentes, modificando os conceitos de ensino aprendizagem. As conclusões evidenciam que o discente buscou uma forma de dar continuidade no processo educacional apesar dos obstáculos enfrentados pela pandemia, expondo que a busca pelo conhecimento também necessita partir do estudante, pois ele é o protagonista da sua aprendizagem nesse processo de ensino remoto emergencial.

Palavras-chave: Ensino aprendizagem; Ensino remoto emergencial; Conhecimento.

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Biografia do Autor

Bárbara Adelaide Parada Eguez, Universidade Federal de Roraima

Mestre pelo programa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professora do Ensino Básico da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC-RO).

Leonilda do Nascimento Silva, Universidade Estadual de Roraima

Mestre no Ensino de Física (MNPEF Polo 38 - UFRR/2019) Especialista em docência no ensino Superior ( FACIBA/2010), professora horista da Universidade Estadual de Roraima(UERR/2014 a 2015). Cursando segunda graduação em tecnologias educacionais (Estácio/EaD), Licenciada em Física(2009). Atualmente ocupa o cargo efetivo de Professora do magistério básico da rede estadual de Ensino (SEED/RR). Atuou também como tutora no curso de pós-graduação Lato sensu: Ensino de Ciências- Ciência é 10! No período de (Maio de 2020 a Outubro de 2020). Recentemente Coordenadora adjunta da UAB/UERR. Tenho experiência na área de: Física com ênfase em Física Básica, Mecânica I e Física Geral. Linhas de pesquisa de interesse: tecnologia digital, plataformas virtuais e/ou Ensino e aprendizagem.

Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Roraima (2004), Especialização em Novas Tecnologias em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Luterana do Brasil (2008), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2009), Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2015) pela Universidade Fluminense. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2017). Tem experiências profissionais em ensino infantil, ensino fundamental como professora de Matemática, ensino médio como professora de Matemática, professora de Física. Tem experiência na EaD, como tutora, como coordenadora financeira, como professora. Atualmente atua como coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFRR, como professora e pesquisadora no Ensino de Física, na Matemática, como também em TIC na UFRR. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino a Distância - GPED - UFRR e do Grupo de pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação em Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA. Faz parte do Mestrado Nacional Profissionalizante de Ensino de Física - MNPEF do polo 38 no estado de Roraima.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

EGUEZ, B. A. P.; SILVA, L. do N. .; VELOSO, M. S. S. de O. Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 738–751, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5137. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5137. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância