Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professores

uma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4828

Palavras-chave:

Avaliação Externa, uso pedagógico dos dados, Plano de ação educacional

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa com abordagem qualitativa que investigou as possibilidades de uso pedagógico dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), visando à melhoria da aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola estadual localizada no município de Aratuba (CE). A escola em questão tem apresentado índices elevados de reprovação nas turmas de 1º ano, devido às dificuldades de aprendizagem dos estudantes, causadas pela defasagem em conhecimentos básicos de Português e Matemática. Nesse contexto, os resultados individuais do SPAECE do 9º ano do ensino fundamental fornecem informações sobre os níveis de proficiência desses alunos, podendo subsidiar a gestão pedagógica da escola e contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A questão de pesquisa, classificada como um estudo de caso, foi: De que forma os resultados do SPAECE do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal podem subsidiar a gestão pedagógica de uma escola de ensino médio da rede estadual? Como principal resultado da pesquisa propõe-se um Plano de Ação Educacional (PAE), com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de uma cultura de apropriação e uso dos resultados do SPAECE na escola investigada. O PAE apresenta ações voltadas para a formação continuada para os professores, com a temática da avaliação educacional, além de realização de oficinas de apropriação de resultados e elaboração coletiva das ações de intervenção, a partir dos dados analisados. Por fim, propõe-se também o envolvimento de alunos e pais nesse processo.

Palavras-chave: Avaliação externa; uso pedagógico dos dados; Plano de Ação Educacional.

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Biografia do Autor

Lucia Kelly Souza Menezes, Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Professora da rede pública estadual cearense (SEDUC-CE)

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisador e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática (CNPq) na Escola Básica da PUC-SP, possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) com tema de pesquisa na área de Formação de Professores, Análise de erros e Avaliação em Matemática. Concluiu em 3 anos o Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro- 2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. Ex-professor efetivo de Matemática da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal e Estadual de Ensino em Juiz de Fora-MG com 15 anos de atuação e experiência na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora no Departamento de Matemática e Professor da Linha de Pesquisa 1 (Formação de Professores de Matemática) do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF com dezenas de orientações de mestrado, especialização e iniciações científicas concluídas. Atua em Disciplinas Presenciais e na Educação a Distância (Cead/UFJF) no Departamento de Matemática-UFJF-ICE. Tem vasta experiência na área de Educação Básica e Educação Matemática, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, Currículo de Matemática, Educação Financeira e Tomada de Decisões, Avaliação da Aprendizagem e Análise de Erros com artigos, ensaios e resenhas em vários periódicos nacionais e internacionais. Desde 2011 orienta pesquisas no Mestrado Profissional em Educação Matemática com temas da Educação Financeira, Avaliação (em larga de escala/aprendizagem) e Formação de Professores de Matemática, Modelagem Matemática, Educação Especial e Arte, Cinema e Matemática. No Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF orienta pesquisas em avaliação em larga escala, gestão escolar, apropriação de resultados, alfabetização e letramento matemático. É Parecerista ad hoc das principais revistas nacionais e algumas internacionais da Educação Matemática. Ex-Coordenador do Curso de Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática (2015-2016). Orienta projetos de pesquisa de Educação Financeira e Cinema e Educação no PRÓBIC-JR/UFJF/Fapemig, PIBIC/UFJF/Cnpq e BIC/UFJF. É desde de 2015, membro da Educação Matemática no Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) que propõe ações de Educação Financeira do Ministério da Educação (MEC). Atual 1º secretário da SBEM-MG, Coordenador do PIBID-Matemática-UFJF-Ead (2014-2018), Vice-Coordenador do Curso de Matemática (Licenciatura-Not/UFJF) e Coordenador Pedagógico do Curso de Ciências Exatas (UFJF) no período de 2018-2021. Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira e Economia Solidária na UFJF.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

MENEZES, L. K. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A. Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professores: uma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1268–1283, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4828. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4828. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática