Jogo Ladeira Matemática

uma possibilidade de ferramenta para a inclusão de estudantes surdos no estudo das operações básicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5151

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Exploratório, Jogo no Ensino da Matemática, Operações básicas

Resumo

O presente trabalho discute a aplicação do Jogo Ladeira Matemática desenvolvido sob a abordagem de ensino exploratório, como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental, apresentando suas contribuições para o contexto de inclusão de alunos surdos. Para isso, essa pesquisa se baseou em aspectos teóricos das perspectivas do jogo no ensino de matemática e de ensino exploratório. Essa aplicação aconteceu durante duas horas aulas realizadas em uma escola municipal da rede pública de ensino fundamental. Ressalta-se que a aplicação foi realizada em uma turma que apresentava alunos ouvintes e surdos, buscando assim a aplicação adequada no processo de inclusão. Outro ponto a se destacar é a linguagem do jogo, pois utiliza a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, podendo ser jogado por surdos e ouvintes, propondo uma maior interação entre os jogadores. Diante disso, verificamos que a abordagem do jogo utilizado favorece o processo de inclusão e proporciona um aprendizado mais significativo. Importa ressaltar que utilizar nas aulas metodologias diferentes da tradicional, requer do professor um olhar diferente para o ensino, em que o mesmo possa conceber seus alunos, independente de algum tipo de deficiência, como indivíduos ativos no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Ensino Exploratório; Jogo no Ensino da Matemática; Operações Básicas.

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Biografia do Autor

Maria Jacqueline Ferreira de Sousa, Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota

Graduada em Matemática – Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora de matemática na educação básica em Sobral, Ceará, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUSA, M. J. F. de. Jogo Ladeira Matemática: uma possibilidade de ferramenta para a inclusão de estudantes surdos no estudo das operações básicas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1284–1300, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5151. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5151. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática