Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5034

Palavras-chave:

Afro-indígena, Cultura, Conhecimento, Jogo, Lógica

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de ensino e aprendizagem a distância via internet durante a Primeira Semana do Colóquio Temático do Ensino Fundamental e Médio Amália Xavier, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Inicialmente, os professores demonstraram a relação entre a cultura afro-indígena e a matemática e suas contribuições para a construção do conhecimento lógico-matemático. Para atingir estes objetivos, foi apresentada uma breve explicação sobre dois jogos africanos: Mancala e Yoté, e suas regras e estratégias. Esses jogos eram muito comuns no cotidiano dos negros e, historicamente, relacionavam-se com o trabalho agrícola deles. As explicações sobre os jogos africanos foram feitas utilizando algum tipo deles, como a versão online e outras versões com materiais de baixo custo. Esta abordagem foi útil para motivar o desenvolvimento interativo do raciocínio lógico dos alunos. Durante as apresentações, foi possível refletir sobre as diversas contribuições dos indígenas e afrodescendentes não só na história brasileira, mas também no desenvolvimento científico-matemático. De acordo com nossa observação, alunos, pais, professores e todos os participantes apoiaram e foram positivos em relação ao uso dos jogos Mancala e Yoté na aprendizagem da matemática. Uma das reflexões mais interessantes sobre o processo ensino-aprendizagem da matemática por meio desses jogos foi que essa ciência se torna relevante e ainda mais bonita. Além disso, aprender matemática pode ser divertido com a influência da cultura dos povos afro-indígenas e sua alegria e criatividade. Diante disso, os professores se sentiram motivados a investigar mais o uso potencial do ensino da matemática por meio dos jogos Mancala e Yoté e aprender mais sobre a reinvenção do negro para transformar o impossível e o restrito, em algo possível e para o desfrute de todos.

Palavras-chave: Afro-indígena; Cultura; Conhecimento; Jogo; Lógica.

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Biografia do Autor

Fransuelton Gomes Anastacio, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte-CE

Graduado em Licenciatura plena de Matemática (IFCE – Campus Juazeiro do Norte). Discente do Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Matemática com ênfase na Formação de Professores da Educação Básica (IFCE – Campus Juazeiro do Norte)

Júnio Moreira de Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte-CE

Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do departamento do Curso de Licenciatura plena de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Luciana Maria de Sousa Macêdo, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA), Pertencente ao grupo de estudo de Educação Matemática.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

ANASTACIO, F. G.; ALENCAR, J. M. de; MACÊDO, L. M. de S. Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 946–959, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5034. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5034. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática