Ensino Exploratório de Matemática

uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948

Palavras-chave:

Ensino Exploratório de Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Programa de Residência Pedagógica, Razão e Proporção, Educação Básica

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de aula que aborda o conteúdo de razão e proporção, a qual foi desenvolvida no contexto do Programa de Residência Pedagógica (RP) da CAPES, a partir de uma relação entre as perspectivas do Ensino Exploratório de Matemática e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Essa proposta foi realizada mediante a uma prática colaborativa entre participantes da RP, baseando-se em estudos e discussões sobre aspectos teóricos dessas perspectivas e levando em consideração o que é proposto em documentos curriculares nacionais para o ensino desse conteúdo. Assim, foi elaborado um plano de aula para o desenvolvimento dessa proposta, no qual foram antecipadas possíveis resoluções da tarefa escolhida para aplicação e descrito algumas ações para a gestão da aula e a promoção das aprendizagens matemáticas dos alunos. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de aula com base na perspectiva de Ensino Exploratório de Matemática e aliada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem do conteúdo de razão e proporção em uma turma da 1ª série do Ensino Médio. Com base nesse estudo, observamos que uma aula desenvolvida sob a perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática aliando-a com recursos tecnológicos, pode proporcionar aos alunos uma aprendizagem matemática com significados, visto que, o ensino acontece por meio da aplicação de uma tarefa matemática interessante e desafiadora, a partir da interação entre alunos e professor, o que possibilita o desenvolvimento de capacidades matemáticas, como a comunicação, resolução de problemas e o raciocínio matemático.

Palavras-chave: Ensino Exploratório de Matemática; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Programa de Residência Pedagógica; Razão e Proporção; Educação Básica.

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Biografia do Autor

Maria Solange da Silva Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Tyciane Araújo Braga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa Residência Pedagógica (UVA)

Alessandra Senes Marins, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

LIMA, M. S. da S.; BRAGA, T. A.; MARINS, A. S. Ensino Exploratório de Matemática: uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 501–518, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4948. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4948. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio