Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-Crítica

Aplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, medidas, Oficina

Resumo

Objetivou-se analisar a experiência com o uso de oficinas direcionadas no componente curricular de matemática da unidade temática de grandezas e medidas. Trata-se de um relato de experiência de uma turma de alunos do 5º ano do ensino fundamental da escola pública da rede municipal de Fortaleza, que se utilizou da metodologia da Pedagogia Histórico-crítica para o melhor desempenho dos alunos. E como referencial teórico tem Saviani(2011) e Gasparin (2003), que defendem a nova metodologia, que procede da teoria dialética do conhecimento, a construção de um movimento dinâmico entre conhecimento empírico e conhecimento científico. Quanto a metodologia é um relato de experiência, com uso de instrumentos de coletas questionários, abertos e fechados, e prática de oficinas divididas em etapas; 1ºprática social inicial, 2º problematização, 3º instrumentalização, 4ºcatarse e 5º pratica social final. Questões norteadoras de inquietação para a identificação do problema a ser abordado: Por que a maioria dos alunos não possuem domínio no que tange um conteúdo que está presente diariamente nas relações econômicas, financeiras e sociais aos quais estão inseridos? As aulas de matemática nos primeiros anos 1º,2º,3º e 4º ano, estão sendo significativas e contextualizadas a partir da vivência do aluno? Sendo a prática do docente mediada a partir da prática-teoria-prática, qual o método que está sendo utilizado para tornar a disciplina acessível e compreensível para o aluno? O uso do livro abordando o conceito e técnicas de cálculo em primeiro momento e depois a contextualização entre a realidade do aluno e o conteúdo abordado é a melhor estratégia para ação professor-aluno? Resultados: a melhor relação de parceria e envolvimento entre professor-aluno, o estudo proporcionou desenvolver uma prática de envolvimento com os discentes, possibilitando a experiência com essa turma de 5º ano satisfatória e prazerosa, com o uso de oficinas durante todo o ano letivo. Assim pode-se realizar observação das dificuldades dos alunos, pesquisar a melhor forma de intervir e utilizar metodologias ativas, mediando a construção do conhecimento a partir da Pedagogia histórico-crítica. Conclui-se que a prática das oficinas de matemática e a sequência didática realizada durante o ano letivo, possibilitou a compreensão de medida de tempo, massa, capacidade, valor, temperatura, superfície e volume, tornado os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves: Matemática; Pedagogia histórico-crítica; Medidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cássia Eufrásia da Silva Costa, Universidade Estadual do Ceará

É formada em pedagogia Licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), formada em geografia Licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará(UECE), trabalha na secretaria municipal de educação de Fortaleza como professora do Atendimento Educacional Especializado(A.E.E), está realizando especialização em matemática vinculado ao programa de especialização docente-PED da Universidade Estadual do Ceará, e está realizando especialização em psicopedagogia. Participa do grupo de pesquisa AZÂNIA-UNILAB. Atualmente as pesquisas de interesses são projetos de pesquisa de metodologia com prática direcionada ao público de alunos do ensino fundamental da rede municipal com deficiência intelectual e autismo que estão no processo de aprendizagem de leitura, escrita e raciocínio matemático.

Maria Selta Pereira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora da Rede Municipal de Fortaleza - Atualmente Apoio Pedagógico a Biblioteca - E.M. Narciso Pessoa de Araújo. Graduada em Pedagogia e com Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001 a- 2003).Pós-Graduada em Ciências da Religião; Psicopedagogia Institucional e Clinica; AEE-Atendimento Educacional Especializado.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do ano de 2001. Brasília, DF: INEP, 2020.

CAED. Padrões de desempenho, 2018. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/wp-content/uploads/2014/11/SPAECE-RP-MT-5EF-WEB1.pdf . Acesso em: 10 abr. 2021

CAED. Resultados proficiência e participação, 2020. Disponível em: http://resultados.caedufjf.net/resultados/publicacao/publico/escola.jsf . Acesso em: 02 mar. 2021

GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2020. E-book. 254p. ISBN 978-65-990552-5-6. Disponível em: https://pt.scribd.com/read/475697140/Uma-didatica-para-a-pedagogia-historico-critica .Acesso em: 10 de mar de 2021.

GASPARIN, J.L. PETENUCCI, M.C. Pedagogia Histórico-Crítica da teoria a prática no contexto escolar. rev.p.04.2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf Acesso em :07 de mar de 2021.

LITTIG, J.; TECH, A.; ALVES, L. A educação matemática crítica nas aulas de matemática em escolas estaduais do espírito santo: uma reflexão a partir das narrativas dos professores. Rev. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.20, n.2, pp.001-019,2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p1-19. Acesso em: 09 abr.2021.

LITTIG, J.; TECH, A.; ALVES, L. A educação matemática crítica nas aulas de matemática em escolas estaduais do espírito santo: uma reflexão a partir das narrativas dos professores. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.20, n.2, pp.001-019,2018.

PIZZOLATO; PONTAROLO; BERNARTT. A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social. RECC, Canoas, v.1, 303-314, março, 2020.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. revista e ampliada– Campinas, São

Paulo: Autores Associados, -( coleção educação contemporânea) 2013.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP:Papirus,2013

SOARES. Daniela Alves. Educação Matemática Crítica: contribuições para o debate teórico e seus reflexos nos trabalhos acadêmicos. Dissertação (de mestrado em educação); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. São Paulo, 2008

VICEGOV. Educação: Ceará tem resultado histórico e alcança nível desejável de alfabetização em todos os municípios. 2020. Disponível: https://www.vicegov.ce.gov.br/2020/08/11/ceara-tem-resultado-historico-e-alcanca-nivel-desejavel-de-alfabetizacao-em-todos-os-municipios/ . Acesso em: 05 mar.2021

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

COSTA, C. E. da S.; PEREIRA, M. S. Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-Crítica: Aplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 14–29, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5155. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5155. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental