Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa, Álgebra, Currículo, Relato, Ensino Fundamental

Resumo

Essa pesquisa aborda o ensino e aprendizagem da álgebra sob a perspectiva de um relato de experiência com atividades de cooperação nas turmas do 8º ano de uma escola pública no município de Quixadá-CE. Tem como objetivo contribuir na atuação docente com uma metodologia do ensino de álgebra através da sua aplicação, resultados e impactos. A pesquisa também traz a concepção de currículo em relação à álgebra, os desafios do ofício considerando o contexto escolar e sala de aula. A metodologia de ensino utilizada nesse trabalho é baseada na Aprendizagem Cooperativa que incide na aprendizagem a partir de trocas de experiências entre alunos e professor, em grupos, com discussões. A técnica de grupos cooperativos inclui a interdependência positiva, interação cara a cara entre os estudantes, responsabilidade individual e utilização de habilidades interpessoais e grupais. A atividade descrita é semelhante ao Team Assisted Individuation, pois combina atividade cooperativa com a instrução individualizada. A aplicação é motivada após se refletir sobre as dificuldades nas aulas, tanto pela dificuldade de interação quanto ao pensamento algébrico, mais especificamente em usar equações do primeiro grau para resolver situações-problema.  O objetivo da atividade é que todos atinjam a habilidade para interpretar e resolver os problemas considerados difíceis. A estratégia coloca os alunos na posição de interação trabalhando empatia, usando a afinidade como fator favorável. A aplicação da atividade teve resultados positivos, combatendo a indisciplina, gerando debates, fixação do conteúdo e companheirismo, melhorando o andamento dos próximos conteúdos, assim como a adesão desse método por outros professores da escola.

Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Álgebra; Currículo; Relato; Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Reuber Maia Pinheiro, Secretaria Municipal da Educação de Quixadá

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2016), Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2020). Atua como professor efetivo na Prefeitura Municipal de Quixadá - Ce. Tem interesse na área de Ensino de Matemática, Formação de professor, Resolução de Problemas, Olimpíadas de Matemática, Teoria dos Números, Geometria, Álgebra, Combinatória e Probabilidade.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Matemática do ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CEARÁ, Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.

CEARÁ, Secretária da Educação do Estado do Ceará. Resultados do SPAECE. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/spaece-9o-ano/ >. Acesso em: 10 dez. 2020.

HAETINGER, M. G. A escola que encanta e transforma vidas. 1º Edição. Fortaleza/CE: CeNE, 2017.

INEP. Prova Brasil – SAEB, resultados de 2017. Disponível em: <http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/>. Acesso em: 15 dez. 2020.

INEP. Prova Brasil – SAEB, resultados de 2019. Disponível em: <http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/view/boletimDesempenho/boletimDesempenho.seam>. Acesso em: 16 dez. 2020.

OVEJERO, B. A. Aprendizaje Cooperativo. España: PPLL 1990. Disponível em: < https://crede02.seduc.ce.gov.br/index.php/downloads/category/34-documentos?download=579:histria-e-mtodo>. Acesso em: 20 fev. 2021

SOARES, E. S. Ensinar Matemática: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

PINHEIRO, B. R. M. . Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 286–300, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5092. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5092. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio