Iniciação Matemática na Educação Infantil

a pergunta como estratégia de mediação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027

Palavras-chave:

Iniciação Matemática, Educação Infantil, Pergunta, Estratégia, Mediação

Resumo

O ensino de Matemática é, muitas vezes, deixado de lado ou colocado em segundo plano na Educação Infantil, fazendo-se necessário que se volte o olhar para essa fase tão importante para a construção da base para o estudo dos conteúdos matemáticos. Diante desse contexto, traz-se, aqui, uma discussão acerca desse tema, argumentando-se sobre o uso da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática nessa fase escolar. Parte-se do pressuposto que, se a exposição de conteúdos não deve ser utilizada como a única estratégia de ensino, em qualquer etapa de escolarização, com crianças essa ação didática é muito menos apropriada, considerando suas características e seu estágio de desenvolvimento. Defende-se, portanto, o uso da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática da Educação Infantil. Nesse sentido, o estudo fundamentou-se na seguinte indagação: de que forma a pergunta pode contribuir com o trabalho de mediação do professor na Educação Infantil em relação às experiências de iniciação matemática? A pesquisa teve, pois, como objetivo: discutir sobre as contibuições da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática da Educação Infantil. A investigação foi de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e concluiu-se que a pergunta é uma importante estratégia no trabalho do professor, na interação verbal proporcionada pela convivência com as crianças; que o uso da pergunta como estratégia de mediação pode contribuir com a participação ativa dos alunos no processo de iniciação matemática, além de proporcionar a interação entre docente e discentes; a pergunta pode ajudar o professor nas várias atividades realizadas na sala de aula, nos diferentes campos de experiência, mas é preciso que o docente conheça e direcione seus questionamentos para as várias noções matemáticas, contemplando as ideias de número, espaço e medida, conceitos básicos para a numeralização das crianças e base fundamental para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos nas etapas posteriores da educação.

Palavras-chave:  Iniciação matemática; Educação Infantil; Pergunta; Estratégia; Mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Maria Alves Santiago, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Integrante do  Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática),  e do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC (GEEM). Bolsista do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, na FECLESC.

Francisco Edison Eugenio de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor (2015) e Mestre (2005) em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Planejamento Educacional (1997) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); e Licenciado em Pedagogia (1993) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Professor Adjunto J da UECE, no curso de Pedagogia da FECLESC, em Quixadá-CE; Professor do Ensino Fundamental na cidade de Quixadá; Pesquisador em Educação Matemática, vinculado a dois grupos de Pesquisa: Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO/UECE/FECLESC); e Grupo de Educação Matemática do Multimeios (GEM²/UFC/FACED). Coordenador do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática), do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC (GEEM) e do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, na FECLESC. Atua, principalmente, na formação inicial e continuada de professores, em Educação Matemática.

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso: 10 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13. ed. reformulada e ampliada, 3ª tiragem, São Paulo: Editora Saraiva, 1999.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção Formação de Professores).

LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2. ed. rev. e ampliada, Campinas, SP: Autores associados, 2008 – (Coleção Formação de Professores).

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi: concepções e princípios para uso no ensino de matemática. VII CIBEM, Montevidéu, Uruguai, 16 à 20 de setembro de 2013.

SOARES, Thiago Arrais; NOBRE, Francisco Augusto Silva. A pergunta. In: BORGES NETO, Hermínio (Org.) Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio; BORGES NETO, Hermínio; e SANTOS, Maria José Costa dos. Numeralização e alfabetização no ensino interdisciplinar: discutindo limites e possibilidades. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (Orgs.) Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de et al. (Org.). Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. Formação contínua e mediação pedagógica no ensino de matemática. 2005. 242p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de Matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. 282p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SOUZA, Maria José Araújo. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: SOUSA, F. E. E. de et al. (Org.). Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SANTIAGO, L. M. A.; SOUSA, F. E. E. de. Iniciação Matemática na Educação Infantil: a pergunta como estratégia de mediação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 99–114, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5027. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5027. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental