Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente

reverberações da formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4834

Palavras-chave:

Professor de Matemática, Fase inicial da carreira, Formação inicial, Contribuições, Limitações

Resumo

O estudo objetiva analisar as contribuições e limitações do processo de formação inicial, vivenciado por dois professores de Matemática, em fase inicial de carreira docente, no contexto da Universidade Estadual do Ceará – Campus Itaperi, evidenciando possibilidades e desafios na ação cotidiana dos docentes na etapa introdutória da profissão. Caracterizamos como professores de Matemática em início de carreira aqueles que possuem até cinco anos de experiência no âmbito profissional, em consonância com os estudos de Huberman (2000), que descreve as fases do ciclo vivencial docente. A formação inicial pode reverberar em aprendizagens e conhecimentos essenciais para o trabalho qualitativo do professor de Matemática em início de carreira, bem como repercutir na explicitação de um trabalho meramente técnico, pautado pela exposição oral de conteúdos curriculares, em uma visão que não aguça a curiosidade dos estudantes, vislumbrando o conhecimento matemático como algo estático, desprovido de significação e distanciado da vida dos educandos. A investigação está embasada na perspectiva qualitativa da pesquisa. Como método, utilizou-se o estudo de caso e o procedimento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada individual. A formação inicial deve ser vislumbrada e desenvolvida como fator vinculado ao futuro exercício docente, por parte dos licenciandos, em que o conjunto de ações, planejado e desenvolvido, nessa etapa possam problematizar estratégias e situações vividas no âmbito da profissão, oriundas das vivências formativas e do campo do Estágio, visando uma reflexão crítica na e sobre a prática, bem como o desenvolvimento do espírito colaborativo, objetivando ajuda mútua com foco no grupo de profissionais que compõem a escola, local de atuação do professor da educação básica.

Palavras-chave: Professor de Matemática; Fase inicial da carreira; Formação inicial; Contribuições; Limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente e no eixo Ensino e suas tecnologias. Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/PPGE/UECE). Pesquisador na área da Educação, com ênfase na Educação Matemática, Formação de professores e aspectos didático/pedagógicos do processo de ensino e aprendizagem matemático. Atualmente é Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE) e Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

Eliziane Rocha Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação (PPGE/UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE) e do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes (UFMA). Licenciada em Matemática (UEMA) e Pedagogia (FSF). Atualmente atuando como Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Matemática, Alfabetização e Letramento.

Luzitelma Maria Barbosa de Castro, Centro Universitário UNINTA

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutora em Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2018). Atualmente é professora do Centro Universitário Uninta e do Centro Social Clodoveu Arruda. , atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia ativa, cálculo, aprendizagem significativa e sistemas lineares.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394/1996, de 26 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

FORMOSINHO, João. Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

FORMOSINHO, João; NIZA, Sérgio. Iniciação à prática profissional nos cursos de formação inicial de professores. In: FORMOSINHO, João (Org.). Formação de professores – Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto editora, 2009. p. 143-164.

GARCÍA BLANCO, Maria Mercedes. A formação inicial de professores de Matemática: Fundamentos para a definição de um curriculum. In: FIORENTINI, Dário (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2003. p. 51-86.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GIOVANNI, Luciana Maria; MARIN, Alda Junqueira. Professores iniciantes: diferentes necessidades em diferentes contextos. 1. ed. Araraquara/SP: Junqueira & Marin editores, 2014.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida professional de professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-63.

LIMA, Emília Freitas de. Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Educação. 6. ed. São Paulo: Cortez editora, 2012.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do. Professores de Matemática iniciantes: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Fortaleza/CE, 2016. Diponivel em: <http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_FRANCISCO-JEOVANE-DO-NASCIMENTO.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2021.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID. Revista Eletrônica de Educação – REVEDUC, v.11, n.2, p. 487-504, 2017. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1962/609>. Acesso em 09 fev. 2021.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de; FIORENTINI, Dário. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. Revista Brasileira de Educação, v.23, p. 1-17, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230020.pdf>. Acesso em 09 fev. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PONTE, João Pedro da. Estudos de Caso em Educação Matemática. Revista Bolema, v. 19, n. 25, p. 55-81, 2006. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277117517_Estudos_de_Caso_em_Educacao_Matematica#fullTextFileContent>. Acesso em 09 fev. 2021.

PONTE, João Pedro da. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, João Pedro da (Org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. 1. ed. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 343-358.

POZEBON, Simone; LOPES, Anemari Roesler Luersen. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar Matemática. Revista Educação Pública, v. 28, n. 67, p. 219-238, 2019. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922>. Acesso em 09 fev. 2021.

PRYJMA, Marielda Ferreira; WINKELER, Maria Silvia Bacila. Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 06, n. 11, p. 23-34, 2014. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/102>. Acesso em 09 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

NASCIMENTO, F. J. do; CASTRO, E. R.; CASTRO, L. M. B. de. Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1236–1251, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4834. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4834. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática