Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental

uma proposta investigativa em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112

Palavras-chave:

Ciclo investigativo PPDAC, Sequência de ensino, Anos iniciais, Letramento estatístico

Resumo

A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada.

Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.

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Biografia do Autor

Adriana Costa Santos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Psicopedagogia - ISEO, Graduada em Pedagogia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Centro Educativo Fé e Alegria (CEFA).

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-Bahia-Brasil. Endereço: Av. Lomanto Junior, 500, apto 207, Pontal, Ilhéus-Bahia-Brasil. CEP 45654-000 Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-Bahia-Brasil. Endereço: Av. Lomanto Junior, 500, apto 207, Pontal, Ilhéus-Bahia-Brasil. CEP 45654-000 .

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, A. C. S. da; COUTO, M. E. S. Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 65–80, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5112. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental