O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4980

Palavras-chave:

Tangram, Matemática, Área de figuras planas, Surdez

Resumo

Este é um relato de experiência realizada em 2019 com uma aluna surda que mesmo frequentando o primeiro ano do Ensino Médio, apresentava dificuldades de compreender o conceito e aplicabilidade de área de figuras planas elementares, por exemplo do quadrado. Diante da dificuldade apresentada pela discente em compreender para quê e como calcular a área de figuras geométricas planas, optou-se pelo uso do material didático auxiliar (quebra cabeças de origem chinesa chamado Tangram) aliado a uma metodologia lúdica fundamentada em Pimentel (2014, p. 5) e Lorenzato (2008, p. 20-21) como estratégia didática a fim de promover a compreensão e o envolvimento da aluna com o componente curricular, buscando inicialmente atrair a educanda para o quebra-cabeças e posteriormente para o saber em pauta (área de figuras planas). A abordagem se deu a priori por meio da manipulação das peças, construção de um novo jogo igual e comparações entre os mesmos. Durante a manuseio, além do objetivo principal (construir o conceito de área e aplica-lo), foi possível compreender, construir e aplicar outros conhecimentos envolvendo Geometria como congruência, paralelismo e perpendicularismo, por exemplo. O manuseio favoreceu o entendimento do assunto que a aluna apresentava dificuldade e abriu possibilidades para além da manipulação de fórmulas: a compreensão e aplicabilidade do que se estava sendo construído. Portanto, o texto busca ressaltar a importância do lúdico em situações didáticas na diversidade. A confiança que a discente demonstrou ao afirmar as últimas conclusões baseada nos últimos resultados que obteve foram importantes não somente para os resultados de área, mas também de percepção de espaço, de outros elementos básicos da Geometria e de sua familiaridade com a Matemática.

Palavras-chave: Tangram; Matemática; Área de figuras planas; Surdez.

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Biografia do Autor

Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves, Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Mestra em Matemática (UFCA). Professora de Matemática da Educação Básica (SEDUC), Jardim, Ceará, Brasil e Cedro, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

GONÇALVES, F. A. R. S. O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1301–1313, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4980. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4980. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática