Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5133

Palavras-chave:

Geometria, Cabri-Géomètre, Sequência Fedathi

Resumo

Este trabalho trata do ensino da Geometria com base na proposta Sequência Fedathi. Teve como objetivo geral analisar influências da Sequência Fedathi no ensino da Geometria com o software Cabri-Géomètre. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida com base na Sequência Fedathi. Os sujeitos pesquisados foram alunos da disciplina Novas Tecnologias no Ensino de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral - Ceará. A pesquisa constou da exploração das etapas da Sequência Fedathi e da aplicação de sequências didáticas utilizando Fedathi como proposta metodológica no ensino e aprendizagem da Geometria, através da resolução de atividades com o software Cabri-Geómètre. Ao final, podemos considerar que a Sequência Fedathi é um modelo de ensino que favorece a aprendizagem em matemática no ambiente informático, principalmente, pelas reflexões, compreensões e interações que propicia entre professor e alunos na elaboração deste saber.

Palavras-Chave: Geometria; Cabri-Géomètre; Sequência Fedathi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria José Araújo Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Mestrado e Doutorado com linha de pesquisa em Ensino da Matemática e Tecnologias Digitais na Educação, pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Adjunta e Diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em Sobral-Ceará. Área de Atuação: Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação à Distância.

Referências

BORGES NETO, H. & DIAS, A.M I. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no 1º Grau e Pré-Escola. Cadernos da Pós-Graduação em Educação: Inteligência–enfoques construtivistas para o ensino da leitura e da matemática. Fortaleza, UFC, 1999.

BORGES NETO, H. et all. A Sequência de Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem de matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Educação – EPENN, 15, São Luís, Anais, 2001.

SOUZA, M.J.A. Aplicações da Sequência Fedathi no ensino e aprendizagem da geometria mediado por tecnologias digitais. 2010. 230f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUZA, M. J. A. Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 768–780, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5133. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5133. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância