Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040

Palavras-chave:

Timetoas Timeline, História da Matemática, Educação Matemática, Geometria, Atividades-históricas-com-tecnologia

Resumo

O Timetoast Timeline é um site que permite fazer linhas do tempo de maneira interativa e de melhor visualização, por meio de uma narrativa cronológica com informações como período do acontecimento e/ou pessoa, imagens e links vinculados e ainda com informações descritivas adicionais. O objetivo geral deste artigo é apresentar as funções, ferramentas e possibilidades que o Timetoast Timeline contém, visando as possibilidades de produção de trabalhos voltados para a História da Matemática (HM) na Educação Matemática. Por meio de um estudo de abordagem qualitativa feito mediante recursos como tutoriais e exploração do próprio site, apresentamos como utilizá-lo para a criação de linhas do tempo e gerenciamento de informações da HM. Além disso, exibiremos como utilizamos essa plataforma para produzir uma linha do tempo interativa selecionando tópicos de HM com ênfase em Geometria, baseando-se em trabalhos publicados anteriormente, buscando fomentar atividades-históricas-com-tecnologia. No Timetoast Timeline, adicionamos em uma ordem cronológica todos os personagens encontrados no Mactutor History of Mathematics Archive, site que apresenta uma linha do tempo e biografia de estudiosos do campo da matemática, que trabalharam com estudos de natureza geométrica, seja na própria matemática ou em outras áreas como astronomia, engenharia e entre outros, e, adjunto, período em que viveu, um tópico histórico sobre o mesmo, uma imagem que o representa, algumas de suas obras relacionadas a sua produção e onde tais documentos estão disponibilizados (sejam nos formatos digitais ou físicos, quando encontrados). Como resultado, além da apresentação desse recurso, produzimos uma linha do tempo parcial, baseando-se no levantamento obtido durante a pesquisa cujo processo de produção revelamos neste trabalho.

Palavras-chave: Timetoast Timeline; História da Matemática; Educação Matemática; Geometria; atividades-históricas-com-tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Beatriz de Andrade Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em andamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora associada do DMAT (UFRN)

Referências

BENNETT, Rob. TimeToast Timeline Tutorial. Youtube. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=McpYUX9ozvU&t=406s . Acesso em: 24 de fev. 2021. 10:51

BOYLE, Daniel. Using Timetoast Timeline Maker. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I7M4MiGFa5w&t=1s . Acesso em: 24 de Fev. 2021 05:31

COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SOUSA, Giselle Costa de. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, por meio de um Levantamento Bibliográfico em Eventos Internacionais de Educação Matemática. Revista Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v.04, n.11, 06 – 21. (2017).

NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, nº 3, 2º SEM./1996.

O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmundo F.. Mactutor History of Mathematics archive. Disponível em: https://www-history.mcs.st-and.ac.uk/. Acesso em: 02 nov. 2019.

PAYSEN, Erin. Timetoast Student Tutorial. Youtube. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FLzvlzXQLco&t=1s. Acesso em: 24 de fev. 2021. 06:05

SOUSA, Giselle Costa De; GOMES, Anna Beatriz De Andrade. Aporte para a promoção de atividades-históricas-com-tecnologia. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1689–1699, 2020.

UBN – CEAD. Timetoast – Criação de linhas do tempo. Youtube. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a8QfLGqafQA . Acesso em: 247 de fev. 2021. 6:46

VÁZQUEZ, P. S.; REY, G.; BOUBÉE, C.. “El concepto de función a través de la Historia”. Revista Ibero americana de Educação Matemática. v. 4, n. 6, pp. 141- 151, Dez. 2008.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

GOMES, A. B. de A.; DE SOUSA, G. C. Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 626–640, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5040. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5040. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática