Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distância

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5149

Palavras-chave:

educação matemática critica, Educação à distância, Ensino remoto

Resumo

Devido ao contexto pandêmico, escolas encerraram o ensino presencial e tiveram que se reinventar, adaptando-se a utilização do ensino remoto, o qual não é o ensino no modelo de Educação a distância. Surge a necessidade de investigar quais as possíveis contribuições das pesquisas desenvolvidas em educação matemática crítica e EaD, para melhoria do ensino e aprendizagem em matemática no contexto da pandemia do COVID-19. O percurso metodologia para esta pesquisa foi de natureza qualitativa e configurou-se com uma revisão integrativa de literatura. Conclui-se que as ponderações trazidas por este trabalho são positivas, no sentido de contribuir como um aporte teórico para os debates e reflexões durante o desenvolvimento de práticas e ações para o ensino de matemática no modo remoto.

Palavras-chave: Educação matemática critica; Educação a distância; Ensino remoto.

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Biografia do Autor

Damião Evandro Barbosa de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Especialista pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (FATEC), Professor da escola Dr. João Gonçalves de Souza.

Danyella de Moura Galdino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

João Nunes de Araujo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUSA, D. E. B. de; GALDINO, D. de M.; NETO, J. N. de A. Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distância: uma revisão de literatura. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1002–1012, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5149. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5149. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática