Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4944

Palavras-chave:

Álgebra, Aritmética, Isometrias, Ensino, Geometria

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa cujo objetivo é analisar os processos de construção de modelos matemáticos realizados por alunos do primeiro ano do ensino médio, para representar as transformações no plano, especificamente o movimento horizontal. É comum as transformações geométricas, as isometrias, os movimentos rígidos e as simetrias serem apresentados ou com formalidade, ou de maneira simplória. Com o propósito de gerar um trabalho intermediário entre esses dois extremos, elaborou-se uma oficina, com a finalidade de desenvolver o ensino conjunto de álgebra, de geometria e de aritmética para que, assim, os alunos pudessem fazer uso da criatividade e da linguagem matemática e descrever as ações observadas. A oficina foi subsidiada por ideias acerca da modelagem matemática, com a intenção de interpretar e descrever, matematicamente, o movimento de translação horizontal, por meio da manipulação do material concreto, para, desse modo, proporcionar melhor visualização da situação investigada pelos participantes. Inicialmente, realizou-se um teste piloto, com o objetivo de analisar os modelos matemáticos produzidos pelos estudantes do 1° ano do ensino médio para o movimento de translação, em um contexto de modelagem matemática mediado pelo material concreto. Para a obtenção dos dados, foram empregados ficha de atividade, questionário e gravação em áudio. É importante ressaltar que o objetivo não era encontrar a solução correta, a resposta ideal, mas, sim, possibilitar o contexto de construção do conhecimento fundamentado e significativo em que os estudantes, com o auxílio do professor, eram instruídos a descobrir, criticar e questionar as suas decisões e a criar um modelo com implicações no mundo concreto. Em relação aos resultados iniciais, ao representar o fenômeno, os estudantes demonstraram dificuldades referentes às operações elementares de adição e fizeram uso inadequado da simbologia. Conclui-se que essas dificuldades são reflexos de um ensino mecânico sem produção de significado nas séries anteriores.

Palavras-chave: álgebra; aritmética; geometria; ensino; isometrias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Ferreira da Costa Junior, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - UFG)

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Goiás

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Referências

ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da matemática. 2 ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1954.

ALVARENGA, Karly; BRASIL, Débora Barbosa. Moura. Análise de algumas compreensões algébricas de estudantes da Educação Superior. In: NEVES, Regina da Silva Pina; DÖRR, Raquel Carneiro. Ensino de matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.

ALVARENGA, Karly; BRASIL, Débora Barbosa. Moura; GUADAGNINI, Míriam Rocio. Erros algébricos insistentes: uma análise de 1910 e outra de 2019. In: BRAGA, Dalvirene; NOLETO, Carine; NOGUEIRA, Cleia. Investigações em ensino de matemática. Jundiaí: Paco Editorial. 2020

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2006.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem matemática: um método científico ou uma estratégia de ensino aprendizagem. São Paulo: Contexto. 2009.

BASTOS, Rosa. Notas sobre o ensino da geometria. In: Quadrante. maio/junho, 2006.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelación matemática y los desafíos para enseñar matemática. In: Educación matemática, v. 16, n. 2, p. 105-125, ago. 2004.

BRASIL, Mistério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.

CASTRO, Encarnación. Dificultades en el aprendizaje del álgebra escolar. In: Investigación en Educación Matemática,16, 2012, Granada, Anais. Jaén: SEIEM, 2012. p. 75-94.

LINS, Rômulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. São Paulo: Papirus, 2000.

MACHADO, Nílson José. Matemática e realidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, Silvânia Cordeiro; LAUDARES, João Bosco. Pensamento algébrico: uma relação entre álgebra, aritmética e geometria. In: Encontro Mineira de Educação Matemática, 7. Anais EMEM, São João Del Rei, 2015, p. 1-10.

PONTE, João Pedro. Números e álgebra no currículo escolar. In: VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; BARBOSA, Ana et al. (org.) Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores. Lisboa: SEM-SPCE, 2006. p. 5-27.

RÊGO, Rômulo Marinho; RÊGO, Rogéria Gaudêncio. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 39-56.

RIBEIRO, Marco Antônio da Silva; JAHN, Ana Paula. Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico. Anais. São Paulo: IME-USP, 2015.

SILVA, Ana Gisnayane Sousa; SOUSA, Francisco Jucivânio Félix de; MEDEIROS, Jarles Lopes de. O ensino da matemática: aspectos históricos. In: Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

JUNIOR, E. F. da C.; ALVARENGA, K. B. Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 960–975, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4944. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática