Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5057

Palavras-chave:

Régua de Carpinteiro, Instrumentos Matemáticos, Ensino de Matemática

Resumo

Como forma de contribuir para o processo de construção de uma aliança entre a história da matemática e o ensino, muitos pesquisadores brasileiros têm realizado estudos a respeito das potencialidades didáticas no processo de inserção de instrumentos matemáticos ao ensino. A partir de um tratamento didático, tais instrumentos podem ser aplicados a um determinado grupo acadêmico, como forma de legitimar esses artefatos como um recurso ao professor de Matemática. Dessa forma, o intuito desse artigo é apresentar as percepções dos participantes do minicurso “A matemática no processo de graduação da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520 – 1559)”, realizado na XXV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, em relação aos conceitos matemáticos incorporados ao instrumento régua de carpinteiro. Assim, para que esse objetivo fosse alcançado, se fez necessário, realizar um estudo descritivo, no qual foram expostos e registrados alguns dados obtidos a partir das discussões e atividades realizadas no minicurso. A partir da coleta e descrição dos dados obtidos na realização do minicurso, foi possível observar que os participantes identificaram, no instrumento régua de carpinteiro, itens potencialmente didáticos, associados aos processos de construção e graduação da régua. Conteúdos presentes atualmente na educação básica foram identificados pelos cursistas, como a divisão, multiplicação, frações equivalentes etc. Portanto, é possível concluir que a régua de carpinteiro e a tabela de medidas da madeira, possuem itens potencialmente didáticos, que podem contribuir com o processo de construção de uma interface entre a história da matemática e o ensino, com o foco principalmente voltado para a incorporação de instrumentos matemáticos ao ensino.

Palavras-chave: Régua de Carpinteiro; Instrumentos Matemáticos; Ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Sabrina de Sousa Paulino, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UECE)

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

PAULINO, S. de S.; PEREIRA, A. C. C. Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1078–1093, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5057. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5057. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática

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