Ensino Exploratório de Matemática

uma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4962

Palavras-chave:

Ensino exploratório de matemática, Ensino remoto, Plano de aula, Razão e Proporção

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de aula baseada na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática para aplicação do conteúdo de Razão e Proporção em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental. Para elaboração do plano de aula referente a essa proposta, foi realizada uma análise interpretativa sobre aspectos teóricos do Ensino Exploratório de Matemática, em que adotamos um modelo de aula estruturado em quatro fases: 1) Introdução da tarefa; 2) Realização da tarefa; 3) Discussão da tarefa, e 4) Sistematização das aprendizagens matemáticas, segundo Canavarro, Oliveira e Menezes (2012), aliada as cinco práticas que podem ser desenvolvidas pelo professor antes e durante a aula, de acordo com Stein et al.(2008): antecipar, monitorar, selecionar, sequenciar e conectar . Além disso, devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a perspectiva de Ensino Exploratório de Matemática foi aliada a alguns recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para uma possível realização dessa proposta de forma remota. Diante disso, observou-se que elaborar uma proposta de aula para ser desenvolvida sob o Ensino Exploratório de Matemática com o apoio de recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, pode contribuir para a formação do professor que ensina matemática, por exigir um planejamento detalhado, o qual conduz  pensar sobre diferentes conceitos, representações, procedimentos matemáticos envolvidos na tarefa, e sobre ações a serem realizadas no planejamento e em cada fase de aula, a fim de contribuir para a gestão da aula e para a aprendizagem matemática dos alunos. Percebeu-se também que essa prática de ensino proporciona ao aluno a possibilidade de participar da aula de maneira ativa, utilizando seus conhecimentos prévios, além de maior liberdade para expor ideias matemáticas.

Palavras-chave: Ensino Exploratório de Matemática; Ensino remoto; Plano de aula; Razão e Proporção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Cordeiro Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Ramone Freire de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Isaque Garcia Penha, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANAVARRO, A. P. Ensino Exploratório de Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática. Lisboa, n.115, p.11-17, nov/dez 2011.

CANAVARRO, A. P.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de Ensino Exploratório da Matemática: O Caso de Célia. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática, p.255-266, 2012.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Londrina: Eduel, p. 81-99, 2016.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo educacional. Curitiba, v.4, n.10, p. 47-56, set/dez 2003.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP. Provas e Soluções. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/provas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2020.

OLIVEIRA, H.; CARVALHO, R. Uma experiência de formação em torno do ensino exploratório: do plano à aula. In: PONTE, João Pedro da. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, p.465-487, 2014.

STEIN, M. K.; ENGLE, R. A.; SMITH, M. S.; HUGHES, E. K. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Helping Teachers learn to better incorporate student thinking. Matematical Thinking and Learning, v.10, n.4, p.313-340, 2008.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

OLIVEIRA, C. C.; SOUSA, R. F. de; PENHA, I. G. Ensino Exploratório de Matemática: uma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 485–500, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4962. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4962. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio