Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET

uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5001

Palavras-chave:

Propriedades de igualdade, Princípios de equivalência, Ensino Fundamental, Pensamento algébrico, Tecnologias digitais

Resumo

Apresentamos um recorte de uma pesquisa desenvolvida no seio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)[1] e do grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em particular, temos por objetivo, neste artigo, analisar as possibilidades de uso do recurso “Explorador de Igualdade: Básico”, disponível na plataforma digital Physics Education Technology – PhET Interactive Simulations, da Universidade do Colorado Boulder, à luz das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco, quanto ao ensino das propriedades de igualdade e princípios de equivalência. A abordagem da pesquisa é qualitativa e do tipo documental. A coleta de dados ocorreu a partir de informações gerais disponíveis na PhET, tais como: descrições do recurso, manual de instrução, planos de atividades, planos de aula, dentre outros. Além do manuseio do “Explorador de Igualdade: Básico”, pelo qual buscamos interpretar e elaborar possíveis simulações interativas, à luz das habilidades dos documentos curriculares. Dentre os resultados, destacamos quatro habilidades (dos anos iniciais e/ou finais do Ensino Fundamental) que podem ser desenvolvidas a partir do uso do “Explorador de Igualdade: Básico”, a saber: (EF03MA11) / (EF03MA11PE); (EF04MA14) / (EF04MA14PE); (EF05MA10) / (EF05MA10PE); e (EF06MA14) / (EF06MA14PE). Acreditamos, portanto, que o recurso em tela pode incitar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, a depender dos modos de exploração, em sala de aula ou em outros cenários didáticos.

Palavras-chave: Propriedades de igualdade; Princípios de equivalência; Ensino Fundamental; Pensamento algébrico; Tecnologias digitais.

 

[1] Projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Biografia do Autor

Matheus Souza de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, é estudante bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (PIBIC/FACEPE). Membro dos grupos de pesquisa LACAPE - Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (UFRPE/CNPq) e GERE - Grupo de Estudos em Recursos para a Educação (UFPE/CNPq). Atua na área de Educação Matemática, com ênfase na Didática da Matemática. 

Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Estudante bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do grupo de pesquisa LACAPE - Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (UFRPE/CNPq). Atua na área de Educação Matemática, com ênfase na Didática da Matemática. 

Elisângela Bastos de Melo Espíndola

Docente do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), vinculado ao DEd da UFRPE, e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), vinculado ao Departamento de Matemática (DM) da UFRPE. Doutora em Educação na linha de Formação de Professores e Prática Pegagógica (UFPE) e em Sciences de l'Education - L'École doctorale Education, Psychologie, Information et Communication (EPIC) (UCBL- Lyon 1). Mestra em Educação na Linha de Didática de Conteúdos Específicos (UFPE).

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

ALMEIDA, M. S. de; OLIVEIRA, M. E. N. de; ESPÍNDOLA, E. B. de M. Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 829–845, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5001. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância