Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154

Palavras-chave:

História da Educação Matemática , Escola Doméstica de Natal, Práticas Educativas

Resumo

Este texto, que se insere na linha de pesquisa História da Educação Matemática, discute aspectos da influência da missão presbiteriana nas práticas educativas da Escola Doméstica de Natal, especificamente no ensino de álgebra e desenho. Esta era uma instituição de ensino doméstico, modelada segundo o sistema da École Mánagère de Friburgo Suíça, inaugurada em 1914, e funcionando até os dias atuais. Objetivou-se assim, compreender de que modo as irmãs presbiterianas implementaram mudanças no currículo da referida instituição, e que aspectos da álgebra e do desenho estas priorizavam nas abordagens didáticas. Para tanto, analisamos além dos documentos oficiais, os programas de ensino, diários de classe das professoras, e livros didáticos adotados entre 1918 a 1924. O recorte temporal se justifica por ser esse o período que a missionária presbiteriana Leora James esteve à frente da administração da Escola Doméstica. A interpretação dos documentos analisados se deu com base nos argumentos de Saito (2020), Chartier (2010) e Choppin (2011) no tocante a análises de textos históricos, e compreensões a respeito dos livros didáticos. González Astudillo e Sierra Vázquez (2004) colaboram com o nosso entendimento sobre a relevância dos programas de ensino para a construção histórica das instituições educacionais. Evidenciamos, assim, que as irmãs presbiterianas realizaram significativas mudanças no currículo da Escola Doméstica de Natal, inserindo o estudo de álgebra em dois anos de curso, e o desenho ao logo de todo o curso, o qual tinha duração de seis anos. Conclui-se, com isso, que a álgebra fazia parte do grupo de disciplinas que contribuíam com a racionalidade das atividades domésticas e, que mesmo em uma escola voltada a formação feminina os conteúdos estudados em álgebra era os mesmos das escolas para meninos. Não obstante, o desenho se aproximava do estudo de desenho geométrico relacionado as atividades ligadas à ordem prática.

Palavras-chave: História da Educação Matemática; Escola Doméstica de Natal; Práticas Educativas.

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Biografia do Autor

Maria Maroni Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro/SP), com Doutorado Sanduíche na USAL/Espanha, entre outubro 2018 a maio 2019 (Bolsista CAPES). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Especialista em Psicopedagogia pela mesma Universidade. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/URRN. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Matemática (GPHM/UNESP). Professora do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua nas áreas de Educação, Educação Matemática e Matemática, com ênfase nos seguintes temas: história da educação matemática, história da matemática e história da educação.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

LOPES, M. M. Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 550–564, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5154. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5154. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática