Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890

Palavras-chave:

Educação Financeira Crítica, Sala de aula invertida, Ambientes virtuais

Resumo

Em busca de aulas que contribuam para o protagonismo aos estudantes, metodologias de aprendizagem vêm sendo pesquisadas como estratégias para propiciar uma aprendizagem com significado e que contemple todos os estudantes. Esta pesquisa faz parte de um estudo de caso exploratório que está investigando uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, na rede particular de ensino, que está tendo aula no formato do Ensino Remoto Emergencial, e que pretendemos trabalhar no contexto de sala de aula invertida (SAI). Compreendemos que a (SAI) por si só não é suficiente para garantir qualidade na aprendizagem. Preocupados em garantir uma educação que promova a criticidade e a reflexão dos estudantes em relação à Matemática, estamos planejando atividades Educação Financeira com objetivo de estudar os conteúdos de Função Exponencial e Logarítmica em uma perspectiva crítica. Utilizamos para pesquisa a metodologia estudo de caso, em uma escola de rede particular de ensino, na cidade de Leopoldina-MG, com turma do primeiro ano do ensino médio. Investigamos o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI), e inserção de temas financeiro-econômicos. Utilizamos as ferramentas de apoio: o Google classroom, Google meet, WhatsApp, Youtube e Edpuzzle. Essas ferramentas auxiliaram significativamente na comunicação entre estudantes e professor. 

Palavras-chave: Educação Financeira Crítica – Sala de Aula Invertida – Ambientes Virtuais.

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Biografia do Autor

Izabela Badaro Machado de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e e Pesquisadora

do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF)

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro-SP). Pesquisador do Departamento de Matemática (UFJF) e do CAEd-UFJF

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

OLIVEIRA, I. B. M. de; KISTEMANN JUNIOR, M. A. . Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 877–891, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4890. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4890. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância