Música

a Matemática na nota musical Mi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004

Palavras-chave:

Matemática, Música, Live, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever a elaboração, aplicação e resultados obtidos em uma das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto apresentou atividades lúdicas que mostram a matemática presente no cotidiano, por meio de lives no Instagram, gravadas e postadas no canal do YouTube. As temáticas foram escolhidas com base em indicações feitas pelos estudantes em um formulário de sondagem e, a partir disso, foi desenvolvida a atividade “Música: a matemática na nota musical Mi”, que explora elementos matemáticos presentes na teoria musical. Em sua realização, fez-se o uso do instrumento musical violão, de um afinador instalado em um telefone para estudar a nota musical Mi e de um vídeo para mostrar um contexto histórico da relação entre a música e a matemática aos estudantes e professores participantes. Em busca de transformar a experiência do ensino remoto mais agradável, procurou-se levar aos estudantes e professores um material inovador, o qual apresenta uma matemática presente em seu dia a dia. A análise dos resultados foi realizada com base nas respostas dos estudantes participantes enviadas pelos professores inscritos no projeto, bem como comentários dos estudantes e professores. De acordo com esses resultados, a atividade proporcionou uma boa união da matemática com a música, fazendo com que fosse perceptível a matemática no cotidiano de uma forma prática e motivadora. Dessa forma, acredita-se que a atividade contribuiu com o ensino e a aprendizagem da matemática, podendo ser aplicada de forma presencial e on-line por mais educadores que desejarem.

Palavras-chave: Matemática; Música; Live; Aprendizagem.

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Biografia do Autor

José Monteiro Hilário da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente sou um jovem Empreendedor Social e Instrutor no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE - UFAL), e Colaborador no Projeto de extensão Sem Mais Nem Menos (UFAL).

Viviane Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora efetiva no Instituto de Matemática da UFAL, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da UFAL, docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Foi vice-coordenadora nacional do PROFMAT, coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da UFAL, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Tayná Elias Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Estadual Ana Lins(2013). Atualmente é Jovem Aprendiz do Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência na área de Matemática.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, J. M. H. da .; SANTOS, V. O.; SANTOS, T. E. Música: a Matemática na nota musical Mi. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 373–389, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5004. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

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