Música

a Matemática na nota musical Mi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004

Palavras-chave:

Matemática, Música, Live, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever a elaboração, aplicação e resultados obtidos em uma das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto apresentou atividades lúdicas que mostram a matemática presente no cotidiano, por meio de lives no Instagram, gravadas e postadas no canal do YouTube. As temáticas foram escolhidas com base em indicações feitas pelos estudantes em um formulário de sondagem e, a partir disso, foi desenvolvida a atividade “Música: a matemática na nota musical Mi”, que explora elementos matemáticos presentes na teoria musical. Em sua realização, fez-se o uso do instrumento musical violão, de um afinador instalado em um telefone para estudar a nota musical Mi e de um vídeo para mostrar um contexto histórico da relação entre a música e a matemática aos estudantes e professores participantes. Em busca de transformar a experiência do ensino remoto mais agradável, procurou-se levar aos estudantes e professores um material inovador, o qual apresenta uma matemática presente em seu dia a dia. A análise dos resultados foi realizada com base nas respostas dos estudantes participantes enviadas pelos professores inscritos no projeto, bem como comentários dos estudantes e professores. De acordo com esses resultados, a atividade proporcionou uma boa união da matemática com a música, fazendo com que fosse perceptível a matemática no cotidiano de uma forma prática e motivadora. Dessa forma, acredita-se que a atividade contribuiu com o ensino e a aprendizagem da matemática, podendo ser aplicada de forma presencial e on-line por mais educadores que desejarem.

Palavras-chave: Matemática; Música; Live; Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Monteiro Hilário da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente sou um jovem Empreendedor Social e Instrutor no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE - UFAL), e Colaborador no Projeto de extensão Sem Mais Nem Menos (UFAL).

Viviane Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora efetiva no Instituto de Matemática da UFAL, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da UFAL, docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Foi vice-coordenadora nacional do PROFMAT, coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da UFAL, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Tayná Elias Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Estadual Ana Lins(2013). Atualmente é Jovem Aprendiz do Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência na área de Matemática.

Referências

ANDRADE, C. C de. O ensino da matemática para o cotidiano. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4286/1/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, J. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar o sucesso. Porto Alegre: Penso, 2019.

BOALER, J. Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é Base. Brasília: MEC/Consed/Undime, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

CLUBES DE MATEMÁTICA DA OBMEP. Aplicando a matemática básica – Construção de um Monocórdio. Disponível em: http://clubes.obmep.org.br/blog/aplicando-a-matematica-basica-construcao-de-um-monocordio/. Acesso em: 28 fev. 2021.

DIAS, M, R; ALMEIDA, L. M. W. de. Formação de Professore e Modelagem Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Pernambuco, 15 a 18 jul. 2004. Anais... Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/10/CC02045371930.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

MICHELATO, R. A. Interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante. Dissertação (Mestre em Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383. Acesso em 17 abr. 2021.

PEREIRA, M. do. C. Matemática e Música De Pitágoras aos dias de hoje. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestre em Matemática) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/profmat/tcc/2011/tcc-marcos. Acesso em: 17 abr. 2021.

ROSALIN, B. C. M.; SANTOS CRUZ, J. A.; MATTOS, M. B. G. de. A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10453/6812. Acesso em: 10 abr. 2021.

SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SANTOS, V. de O.; ALBUQUERQUE, E. S. da C.; SANTOS, K. T. R. dos; OLIVEIRA, W. C. Lives no Instagram envolvendo matemática no dia a dia: contribuições do projeto “Sem mais nem menos on-line” para estudantes e professores da Educação Básica. PMO v.9, n.1, 2021. Disponível em: http://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/16/dlm_uploads/2021/02/art4_PMO_Chamada_Tematica_2020_SBM.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

SILVA, C. N. R. da; VICTER, E. das F. O uso de materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 13 a 16 jul. 2016. Anais... Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7617_3455_ID.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

TRESSINO, C. I. F; MALAQUIAS, A. M. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, v. 1, Cadernos PDE. Paraná: Governo do Estado, Secretaria da Educação, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_mat_artigo_chirley_ines_fraporti_tressino.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

XAVIER, L. X. A. Matemática e Música: uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/617/1/TCC_MatematicaMusicaAbordagem.pdf. Acesso: em 17 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, J. M. H. da .; SANTOS, V. O.; SANTOS, T. E. Música: a Matemática na nota musical Mi. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 373–389, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5004. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)