Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática
v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática
Publicado:
2021-06-17
Editorial
Editorial
Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque
1-13
PDF
GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-Crítica
Aplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental
Cássia Eufrásia da Silva Costa, Maria Selta Pereira
14-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil
Claudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslãne de Araújo Lima
30-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5144
O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria
uma proposta didática para os anos iniciais
Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Monaliza de Azevedo Silva
50-64
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental
uma proposta investigativa em sala de aula
Adriana Costa Santos da Silva, Maria Elizabete Souza Couto
65-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112
A Early Algebra no currículo da educação infantil
uma análise dos documentos nacionais e internacionais
Fabiana dos Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina
81-98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070
Iniciação Matemática na Educação Infantil
a pergunta como estratégia de mediação
Larissa Maria Alves Santiago, Francisco Edison Eugenio de Sousa
99-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027
Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos
Jocelei Miranda da Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
115-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998
Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento
Mariany Fonseca Garcia, Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
131-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4876
Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
Janice Anacleto Pereira dos Reis
148-160
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863
Jogo de palitos
conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo
Itatiane Borges Lima, Carlos Henrique Nunes da Silva
161-176
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751
Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva
177-191
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730
GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Uma análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
192-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5148
Trissecção do ângulo obtuso com origami
um olhar para a história e a investigação matemática
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Carolina Cordeiro Batista, Rodolfo Masaichi Shintani
209-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5132
Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM
José Diego Martins da Silva, Ernani Martins dos Santos
226-241
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5113
Teoria dos Grafos no Ensino Médio
um estudo introdutório
Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo
242-257
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
Elaine de Sousa Teodosio
258-268
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099
Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamental
um estudo com o teorema de Pitágoras
Cleide Ribeiro Mota Arinos, Camila de Oliveria da Silva
269-285
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5101
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
Bruno Reuber Maia Pinheiro
286-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092
Live “jogo da onça
estudando geometria em uma diversão indígena”
Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos, Sarah Rafaely dos Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque
301-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5082
Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
Anailde Felix Marques, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Jadilson Ramos de Almeida
318-333
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065
Sequência Fedathi e Metacognição
uma abordagem para o ensino de equações do 1° grau
Bruna Sousa Pinto, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
334-357
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5064
Dominó
A matemática e a estratégia
Tayná Elias dos Santos, Elisa Fonseca Sena e Silva, Nickson Deyvis da Silva Correia
358-372
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5007
Música
a Matemática na nota musical Mi
José Monteiro Hilário da Silva, Viviane Oliveira Santos, Tayná Elias Santos
373-389
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
Jeandson Moura Santos, Elisângela Bastos de Melo Espindola
390-404
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5002
Enfeites natalinos
construções matemáticas por meio de dobraduras
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, José Monteiro Hilário da Silva
405-422
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4986
Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19
como as aulas de matemática podem ajudar?
Ângela da Silva Rodrigues, Ana Brena Silva, Carina Brunehilde Pinto da Silva
423-438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983
Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais
análise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas
Dinar Paulino Damasceno, Alessandra Senes Marins
439-454
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4981
Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricas
uma experiência no ensino remoto
Alberto Carlos Ferreira da Silva Filho, Luís Fernando Mesquita de Lima, Suzy Kelly da Silva
455-469
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4978
Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática
desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica
Maria do Socorro de Sousa, Maria Thaís Azevedo de Sousa, Alessandra Senes Marins
470-484
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969
Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto
Carolina Cordeiro Oliveira, Ramone Freire de Sousa, Isaque Garcia Penha
485-500
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4962
Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica
Maria Solange da Silva Lima, Tyciane Araújo Braga, Alessandra Senes Marins
501-518
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948
Mediação tecnológica no ensino da Matemática
considerações sobre a utilização do software Winplot em atividades
Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva
519-533
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4862
GT03 - Educação Matemática no Ensino Superior
Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
Antônio Anderson Oliveira Silva, Dianara Figueirêdo Freire, Francisco Edisom Eugenio de Sousa
534-549
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5076
GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática
Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)
Maria Maroni Lopes
550-564
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154
História da Matemática em sala de aula
um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
Juscimar da Silva Araujo, José Milton Lopes Pinheiro
565-578
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120
Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
Laura Damasceno Braga Fontenele, Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva
579-592
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5111
Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar
Arthur Henrique da Silva, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
593-608
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5081
Apontamentos iniciais acerca de uma carta escrita por al-Biruni (973-1048) no século XI
Francisco Neto Lima de Souza, Giselle da Costa Sousa
609-625
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5046
Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
626-640
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040
Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi
Suziê Maria de Albuquerque, Bernadete Barbosa Morey
641-653
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972
Álgebra islâmica de al-Khwarizmi a Omar Khayyam
Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
654-664
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4966
Um estudo da primeira e segunda parte do tratado da circunferência de Al-Kāshī
Kaline França Correia Andrade
665-676
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4964
Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica
Davidson Paulo Azevedo Oliveira
677-690
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4949
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
Jeniffer Pires de Almeida, Ana Carolina Costa Pereira
691-706
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936
Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
707-720
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922
GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Claudia de Oliveira Lozada
721-737
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142
Ensino remoto e conhecimentos matemáticos
desafios e perspectivas na visão docente
Bárbara Adelaide Parada Eguez, Leonilda do Nascimento Silva, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
738-751
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137
O uso do GeoGebra nas aulas remotas
uma abordagem do conteúdo de função quadrática
Maria Thais Azevedo de Sousa, Francisca Claudia Fernandes Fontinele
752-767
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136
Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana
Maria José Araújo Souza
768-780
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5133
Utilizando o GeoGebra para determinar aproximações de raízes de equações através de métodos numéricos
Daniel Martins Nunes
781-797
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5103
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
Cristiane da Silva Stamberg
789-813
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5102
Uma vivência didática
Ensino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
814-828
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5074
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET
uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco
Matheus Souza de Almeida, Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
829-845
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5001
Softwares no ensino de matemática
um olhar sobre a BNCC
João Paulo Costa Ventura, Cristiane Ruiz Gomes
846-860
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961
O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática
Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Dailton Cicerofram Souza Silva, Ana Cristina De Souza Lima
861-876
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954
Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico
Izabela Badaro Machado de Oliveira, Marco Aurélio Kistemann Junior
877-891
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890
Tecnologias digitais na formação de professores
um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática
Elieudo Nogueira Silva, Francisco José de Lima
892-905
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868
GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática
Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade
Lemniscata Bezerra Florêncio, Katy Wellen Meneses Leão, Valéria Aguiar dos Santos
906-917
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5129
Elaboração de jogos matemáticos
o caso do jogo batalha naval de funções
Gabriel Santos Evangelista, Joseleide da Silva Damascena, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
918-932
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5083
O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto
Jose Renilson de Brito Lima, Maria Raiane Cesar Abel, Nayara Silva do Nascimento
933-945
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5077
Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática
Fransuelton Gomes Anastacio, Júnio Moreira de Alencar, Luciana Maria de Sousa Macêdo
946-959
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5034
Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio
Edson Ferreira da Costa Junior, Karly Barbosa Alvarenga
960-975
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4944
O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico
uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
Thaís Farias de Lima, José Mairton Rodrigues dos Santos, Joelma Nogueira dos Santos
976-986
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4933
Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia
Josiane Silva dos Reis
987-1001
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4864
GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distância
uma revisão de literatura
Damião Evandro Barbosa de Sousa, Danyella de Moura Galdino, João Nunes de Araujo Neto
1002-1012
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5149
Um ensaio sobre práticas desejantes
relação docente estudante como lugar a ser ocupado
Danilo Olímpio Gomes
1013-1027
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5127
Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
Flabruna Mendes de Almeida, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Christian Eduardo Aragão dos Santos
1028-1043
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5110
Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos
Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
1044-1060
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5097
Concepções dos professores de matemática em início de carreira
Luana Oliveira Moreira de Jesus, Thaine Souza Santana
1061-1077
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5062
Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
1078-1093
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5057
Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira, Gisele Pereira Oliveira
1094-1107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5053
Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
Francisco Wagner Soares Oliveira
1108-1121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5029
Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto
Danilo do Carmo de Souza, Marisa Lima de Vasconcelos, Juscileide Braga de Castro
1122-1138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4984
Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
João Nunes de Araújo Neto, Francisco José de Lima, Damião Evandro Barbosa de Sousa
1139-1154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4977
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
Francisco José de Lima, Meirilania Primo Costa
1155-1171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4955
Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadores
uma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática
Adriele Gabrine Rossini Rodrigues, Klinger Teodoro Ciríaco
1172-1188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943
Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
Adriana Nogueira de Oliveira, Dianara Figueirêdo Freire, Claudiana Oliveira de Sousa
1189-1201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais
Carlos Mometti
1202-1218
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907
Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
1219-1235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4877
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente
reverberações da formação inicial
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de Castro
1236-1251
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4834
Investigar e explorar com tecnologia
uma possibilidade para ensinar trigonometria
Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
1252-1267
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4829
Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professores
uma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE
Lucia Kelly Souza Menezes, Marco Aurélio Kistemann Junior
1268-1283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4828
GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática
Jogo Ladeira Matemática
uma possibilidade de ferramenta para a inclusão de estudantes surdos no estudo das operações básicas
Maria Jacqueline Ferreira de Sousa
1284-1300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5151
O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez
Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves
1301-1313
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4980
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
Ana Maria Antunes de Campos
1314-1324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4781
“Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”
modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas
Matheus Moreira da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Ana Paula Purcina Baumann
1325-1339
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Artigos mais lidos
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2110
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1836
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1830
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1822
Dominó
1689
CARL FRIEDRICH GAUSS
1502
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1385
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1326
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1257
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1142
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
1067
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1058
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
943
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
908
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
905
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
808
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
794
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
768
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
729
Um percurso pela história da probabilidade
700