Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática
v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática
Publicado:
2021-06-17
Editorial
Editorial
Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque
1-13
PDF
GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-Crítica
Aplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental
Cássia Eufrásia da Silva Costa, Maria Selta Pereira
14-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil
Claudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslãne de Araújo Lima
30-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5144
O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria
uma proposta didática para os anos iniciais
Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Monaliza de Azevedo Silva
50-64
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental
uma proposta investigativa em sala de aula
Adriana Costa Santos da Silva, Maria Elizabete Souza Couto
65-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112
A Early Algebra no currículo da educação infantil
uma análise dos documentos nacionais e internacionais
Fabiana dos Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina
81-98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070
Iniciação Matemática na Educação Infantil
a pergunta como estratégia de mediação
Larissa Maria Alves Santiago, Francisco Edison Eugenio de Sousa
99-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027
Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos
Jocelei Miranda da Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
115-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998
Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento
Mariany Fonseca Garcia, Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
131-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4876
Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
Janice Anacleto Pereira dos Reis
148-160
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863
Jogo de palitos
conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo
Itatiane Borges Lima, Carlos Henrique Nunes da Silva
161-176
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751
Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva
177-191
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730
GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Uma análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
192-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5148
Trissecção do ângulo obtuso com origami
um olhar para a história e a investigação matemática
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Carolina Cordeiro Batista, Rodolfo Masaichi Shintani
209-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5132
Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM
José Diego Martins da Silva, Ernani Martins dos Santos
226-241
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5113
Teoria dos Grafos no Ensino Médio
um estudo introdutório
Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo
242-257
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
Elaine de Sousa Teodosio
258-268
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099
Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamental
um estudo com o teorema de Pitágoras
Cleide Ribeiro Mota Arinos, Camila de Oliveria da Silva
269-285
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5101
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
Bruno Reuber Maia Pinheiro
286-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092
Live “jogo da onça
estudando geometria em uma diversão indígena”
Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos, Sarah Rafaely dos Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque
301-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5082
Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
Anailde Felix Marques, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Jadilson Ramos de Almeida
318-333
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065
Sequência Fedathi e Metacognição
uma abordagem para o ensino de equações do 1° grau
Bruna Sousa Pinto, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
334-357
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5064
Dominó
A matemática e a estratégia
Tayná Elias dos Santos, Elisa Fonseca Sena e Silva, Nickson Deyvis da Silva Correia
358-372
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5007
Música
a Matemática na nota musical Mi
José Monteiro Hilário da Silva, Viviane Oliveira Santos, Tayná Elias Santos
373-389
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
Jeandson Moura Santos, Elisângela Bastos de Melo Espindola
390-404
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5002
Enfeites natalinos
construções matemáticas por meio de dobraduras
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, José Monteiro Hilário da Silva
405-422
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4986
Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19
como as aulas de matemática podem ajudar?
Ângela da Silva Rodrigues, Ana Brena Silva, Carina Brunehilde Pinto da Silva
423-438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983
Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais
análise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas
Dinar Paulino Damasceno, Alessandra Senes Marins
439-454
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4981
Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricas
uma experiência no ensino remoto
Alberto Carlos Ferreira da Silva Filho, Luís Fernando Mesquita de Lima, Suzy Kelly da Silva
455-469
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4978
Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática
desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica
Maria do Socorro de Sousa, Maria Thaís Azevedo de Sousa, Alessandra Senes Marins
470-484
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969
Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto
Carolina Cordeiro Oliveira, Ramone Freire de Sousa, Isaque Garcia Penha
485-500
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4962
Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica
Maria Solange da Silva Lima, Tyciane Araújo Braga, Alessandra Senes Marins
501-518
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948
Mediação tecnológica no ensino da Matemática
considerações sobre a utilização do software Winplot em atividades
Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva
519-533
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4862
GT03 - Educação Matemática no Ensino Superior
Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
Antônio Anderson Oliveira Silva, Dianara Figueirêdo Freire, Francisco Edisom Eugenio de Sousa
534-549
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5076
GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática
Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)
Maria Maroni Lopes
550-564
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154
História da Matemática em sala de aula
um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
Juscimar da Silva Araujo, José Milton Lopes Pinheiro
565-578
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120
Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
Laura Damasceno Braga Fontenele, Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva
579-592
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5111
Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar
Arthur Henrique da Silva, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
593-608
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5081
Apontamentos iniciais acerca de uma carta escrita por al-Biruni (973-1048) no século XI
Francisco Neto Lima de Souza, Giselle da Costa Sousa
609-625
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5046
Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
626-640
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040
Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi
Suziê Maria de Albuquerque, Bernadete Barbosa Morey
641-653
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972
Álgebra islâmica de al-Khwarizmi a Omar Khayyam
Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
654-664
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4966
Um estudo da primeira e segunda parte do tratado da circunferência de Al-Kāshī
Kaline França Correia Andrade
665-676
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4964
Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica
Davidson Paulo Azevedo Oliveira
677-690
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4949
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
Jeniffer Pires de Almeida, Ana Carolina Costa Pereira
691-706
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936
Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
707-720
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922
GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Claudia de Oliveira Lozada
721-737
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142
Ensino remoto e conhecimentos matemáticos
desafios e perspectivas na visão docente
Bárbara Adelaide Parada Eguez, Leonilda do Nascimento Silva, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
738-751
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137
O uso do GeoGebra nas aulas remotas
uma abordagem do conteúdo de função quadrática
Maria Thais Azevedo de Sousa, Francisca Claudia Fernandes Fontinele
752-767
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136
Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana
Maria José Araújo Souza
768-780
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5133
Utilizando o GeoGebra para determinar aproximações de raízes de equações através de métodos numéricos
Daniel Martins Nunes
781-797
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5103
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
Cristiane da Silva Stamberg
789-813
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5102
Uma vivência didática
Ensino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
814-828
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5074
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET
uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco
Matheus Souza de Almeida, Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
829-845
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5001
Softwares no ensino de matemática
um olhar sobre a BNCC
João Paulo Costa Ventura, Cristiane Ruiz Gomes
846-860
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961
O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática
Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Dailton Cicerofram Souza Silva, Ana Cristina De Souza Lima
861-876
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954
Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico
Izabela Badaro Machado de Oliveira, Marco Aurélio Kistemann Junior
877-891
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890
Tecnologias digitais na formação de professores
um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática
Elieudo Nogueira Silva, Francisco José de Lima
892-905
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868
GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática
Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade
Lemniscata Bezerra Florêncio, Katy Wellen Meneses Leão, Valéria Aguiar dos Santos
906-917
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5129
Elaboração de jogos matemáticos
o caso do jogo batalha naval de funções
Gabriel Santos Evangelista, Joseleide da Silva Damascena, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
918-932
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5083
O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto
Jose Renilson de Brito Lima, Maria Raiane Cesar Abel, Nayara Silva do Nascimento
933-945
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5077
Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática
Fransuelton Gomes Anastacio, Júnio Moreira de Alencar, Luciana Maria de Sousa Macêdo
946-959
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5034
Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio
Edson Ferreira da Costa Junior, Karly Barbosa Alvarenga
960-975
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4944
O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico
uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
Thaís Farias de Lima, José Mairton Rodrigues dos Santos, Joelma Nogueira dos Santos
976-986
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4933
Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia
Josiane Silva dos Reis
987-1001
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4864
GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distância
uma revisão de literatura
Damião Evandro Barbosa de Sousa, Danyella de Moura Galdino, João Nunes de Araujo Neto
1002-1012
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5149
Um ensaio sobre práticas desejantes
relação docente estudante como lugar a ser ocupado
Danilo Olímpio Gomes
1013-1027
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5127
Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
Flabruna Mendes de Almeida, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Christian Eduardo Aragão dos Santos
1028-1043
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5110
Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos
Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
1044-1060
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5097
Concepções dos professores de matemática em início de carreira
Luana Oliveira Moreira de Jesus, Thaine Souza Santana
1061-1077
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5062
Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
1078-1093
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5057
Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira, Gisele Pereira Oliveira
1094-1107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5053
Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
Francisco Wagner Soares Oliveira
1108-1121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5029
Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto
Danilo do Carmo de Souza, Marisa Lima de Vasconcelos, Juscileide Braga de Castro
1122-1138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4984
Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
João Nunes de Araújo Neto, Francisco José de Lima, Damião Evandro Barbosa de Sousa
1139-1154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4977
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
Francisco José de Lima, Meirilania Primo Costa
1155-1171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4955
Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadores
uma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática
Adriele Gabrine Rossini Rodrigues, Klinger Teodoro Ciríaco
1172-1188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943
Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
Adriana Nogueira de Oliveira, Dianara Figueirêdo Freire, Claudiana Oliveira de Sousa
1189-1201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais
Carlos Mometti
1202-1218
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907
Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
1219-1235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4877
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente
reverberações da formação inicial
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de Castro
1236-1251
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4834
Investigar e explorar com tecnologia
uma possibilidade para ensinar trigonometria
Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
1252-1267
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4829
Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professores
uma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE
Lucia Kelly Souza Menezes, Marco Aurélio Kistemann Junior
1268-1283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4828
GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática
Jogo Ladeira Matemática
uma possibilidade de ferramenta para a inclusão de estudantes surdos no estudo das operações básicas
Maria Jacqueline Ferreira de Sousa
1284-1300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5151
O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez
Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves
1301-1313
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4980
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
Ana Maria Antunes de Campos
1314-1324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4781
“Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”
modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas
Matheus Moreira da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Ana Paula Purcina Baumann
1325-1339
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Artigos mais lidos
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2047
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1791
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1763
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1739
Dominó
1578
CARL FRIEDRICH GAUSS
1446
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1342
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1299
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1289
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1282
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1059
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
940
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
886
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
848
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
817
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
772
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
741
Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação
691
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
688
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
675