Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática
v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática
Publicado:
2021-06-17
Editorial
Editorial
Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque
1-13
PDF
GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-Crítica
Aplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155
Cássia Eufrásia da Silva Costa, Maria Selta Pereira
14-29
PDF
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5144
Claudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslãne de Araújo Lima
30-49
PDF
O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria
uma proposta didática para os anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125
Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Monaliza de Azevedo Silva
50-64
PDF
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental
uma proposta investigativa em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112
Adriana Costa Santos da Silva, Maria Elizabete Souza Couto
65-80
PDF
A Early Algebra no currículo da educação infantil
uma análise dos documentos nacionais e internacionais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070
Fabiana dos Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina
81-98
PDF
Iniciação Matemática na Educação Infantil
a pergunta como estratégia de mediação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027
Larissa Maria Alves Santiago, Francisco Edison Eugenio de Sousa
99-114
PDF
Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998
Jocelei Miranda da Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
115-130
PDF
Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4876
Mariany Fonseca Garcia, Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
131-147
PDF
Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863
Janice Anacleto Pereira dos Reis
148-160
PDF
Jogo de palitos
conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751
Itatiane Borges Lima, Carlos Henrique Nunes da Silva
161-176
PDF
Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730
Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva
177-191
PDF
GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Uma análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5148
Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
192-208
PDF
Trissecção do ângulo obtuso com origami
um olhar para a história e a investigação matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5132
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Carolina Cordeiro Batista, Rodolfo Masaichi Shintani
209-225
PDF
Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5113
José Diego Martins da Silva, Ernani Martins dos Santos
226-241
PDF
Teoria dos Grafos no Ensino Médio
um estudo introdutório
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109
Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo
242-257
PDF
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099
Elaine de Sousa Teodosio
258-268
PDF
Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamental
um estudo com o teorema de Pitágoras
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5101
Cleide Ribeiro Mota Arinos, Camila de Oliveria da Silva
269-285
PDF
Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092
Bruno Reuber Maia Pinheiro
286-300
PDF
Live “jogo da onça
estudando geometria em uma diversão indígena”
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5082
Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos, Sarah Rafaely dos Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque
301-317
PDF
Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065
Anailde Felix Marques, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Jadilson Ramos de Almeida
318-333
PDF
Sequência Fedathi e Metacognição
uma abordagem para o ensino de equações do 1° grau
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5064
Bruna Sousa Pinto, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
334-357
PDF
Dominó
A matemática e a estratégia
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5007
Tayná Elias dos Santos, Elisa Fonseca Sena e Silva, Nickson Deyvis da Silva Correia
358-372
PDF
Música
a Matemática na nota musical Mi
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004
José Monteiro Hilário da Silva, Viviane Oliveira Santos, Tayná Elias Santos
373-389
PDF
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5002
Jeandson Moura Santos, Elisângela Bastos de Melo Espindola
390-404
PDF
Enfeites natalinos
construções matemáticas por meio de dobraduras
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4986
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, José Monteiro Hilário da Silva
405-422
PDF
Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19
como as aulas de matemática podem ajudar?
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983
Ângela da Silva Rodrigues, Ana Brena Silva, Carina Brunehilde Pinto da Silva
423-438
PDF
Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais
análise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4981
Dinar Paulino Damasceno, Alessandra Senes Marins
439-454
PDF
Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricas
uma experiência no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4978
Alberto Carlos Ferreira da Silva Filho, Luís Fernando Mesquita de Lima, Suzy Kelly da Silva
455-469
PDF
Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática
desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969
Maria do Socorro de Sousa, Maria Thaís Azevedo de Sousa, Alessandra Senes Marins
470-484
PDF
Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4962
Carolina Cordeiro Oliveira, Ramone Freire de Sousa, Isaque Garcia Penha
485-500
PDF
Ensino Exploratório de Matemática
uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948
Maria Solange da Silva Lima, Tyciane Araújo Braga, Alessandra Senes Marins
501-518
PDF
Mediação tecnológica no ensino da Matemática
considerações sobre a utilização do software Winplot em atividades
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4862
Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva
519-533
PDF
GT03 - Educação Matemática no Ensino Superior
Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5076
Antônio Anderson Oliveira Silva, Dianara Figueirêdo Freire, Francisco Edisom Eugenio de Sousa
534-549
PDF
GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática
Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154
Maria Maroni Lopes
550-564
PDF
História da Matemática em sala de aula
um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120
Juscimar da Silva Araujo, José Milton Lopes Pinheiro
565-578
PDF
Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5111
Laura Damasceno Braga Fontenele, Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva
579-592
PDF
Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5081
Arthur Henrique da Silva, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
593-608
PDF
Apontamentos iniciais acerca de uma carta escrita por al-Biruni (973-1048) no século XI
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5046
Francisco Neto Lima de Souza, Giselle da Costa Sousa
609-625
PDF
Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
626-640
PDF
Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972
Suziê Maria de Albuquerque, Bernadete Barbosa Morey
641-653
PDF
Álgebra islâmica de al-Khwarizmi a Omar Khayyam
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4966
Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
654-664
PDF
Um estudo da primeira e segunda parte do tratado da circunferência de Al-Kāshī
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4964
Kaline França Correia Andrade
665-676
PDF
Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4949
Davidson Paulo Azevedo Oliveira
677-690
PDF
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936
Jeniffer Pires de Almeida, Ana Carolina Costa Pereira
691-706
PDF
Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
707-720
PDF
GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142
Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Claudia de Oliveira Lozada
721-737
PDF
Ensino remoto e conhecimentos matemáticos
desafios e perspectivas na visão docente
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137
Bárbara Adelaide Parada Eguez, Leonilda do Nascimento Silva, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
738-751
PDF
O uso do GeoGebra nas aulas remotas
uma abordagem do conteúdo de função quadrática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136
Maria Thais Azevedo de Sousa, Francisca Claudia Fernandes Fontinele
752-767
PDF
Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5133
Maria José Araújo Souza
768-780
PDF
Utilizando o GeoGebra para determinar aproximações de raízes de equações através de métodos numéricos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5103
Daniel Martins Nunes
781-797
PDF
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5102
Cristiane da Silva Stamberg
789-813
PDF
Uma vivência didática
Ensino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5074
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
814-828
PDF
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET
uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5001
Matheus Souza de Almeida, Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
829-845
PDF
Softwares no ensino de matemática
um olhar sobre a BNCC
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961
João Paulo Costa Ventura, Cristiane Ruiz Gomes
846-860
PDF
O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954
Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Dailton Cicerofram Souza Silva, Ana Cristina De Souza Lima
861-876
PDF
Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890
Izabela Badaro Machado de Oliveira, Marco Aurélio Kistemann Junior
877-891
PDF
Tecnologias digitais na formação de professores
um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868
Elieudo Nogueira Silva, Francisco José de Lima
892-905
PDF
GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática
Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5129
Lemniscata Bezerra Florêncio, Katy Wellen Meneses Leão, Valéria Aguiar dos Santos
906-917
PDF
Elaboração de jogos matemáticos
o caso do jogo batalha naval de funções
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5083
Gabriel Santos Evangelista, Joseleide da Silva Damascena, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
918-932
PDF
O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5077
Jose Renilson de Brito Lima, Maria Raiane Cesar Abel, Nayara Silva do Nascimento
933-945
PDF
Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5034
Fransuelton Gomes Anastacio, Júnio Moreira de Alencar, Luciana Maria de Sousa Macêdo
946-959
PDF
Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4944
Edson Ferreira da Costa Junior, Karly Barbosa Alvarenga
960-975
PDF
O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico
uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4933
Thaís Farias de Lima, José Mairton Rodrigues dos Santos, Joelma Nogueira dos Santos
976-986
PDF
Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4864
Josiane Silva dos Reis
987-1001
PDF
GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distância
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5149
Damião Evandro Barbosa de Sousa, Danyella de Moura Galdino, João Nunes de Araujo Neto
1002-1012
PDF
Um ensaio sobre práticas desejantes
relação docente estudante como lugar a ser ocupado
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5127
Danilo Olímpio Gomes
1013-1027
PDF
Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5110
Flabruna Mendes de Almeida, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Christian Eduardo Aragão dos Santos
1028-1043
PDF
Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5097
Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
1044-1060
PDF
Concepções dos professores de matemática em início de carreira
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5062
Luana Oliveira Moreira de Jesus, Thaine Souza Santana
1061-1077
PDF
Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5057
Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
1078-1093
PDF
Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5053
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira, Gisele Pereira Oliveira
1094-1107
PDF
Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5029
Francisco Wagner Soares Oliveira
1108-1121
PDF
Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4984
Danilo do Carmo de Souza, Marisa Lima de Vasconcelos, Juscileide Braga de Castro
1122-1138
PDF
Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4977
João Nunes de Araújo Neto, Francisco José de Lima, Damião Evandro Barbosa de Sousa
1139-1154
PDF
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4955
Francisco José de Lima, Meirilania Primo Costa
1155-1171
PDF
Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadores
uma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943
Adriele Gabrine Rossini Rodrigues, Klinger Teodoro Ciríaco
1172-1188
PDF
Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935
Adriana Nogueira de Oliveira, Dianara Figueirêdo Freire, Claudiana Oliveira de Sousa
1189-1201
PDF
Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907
Carlos Mometti
1202-1218
PDF
Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4877
Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
1219-1235
PDF
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente
reverberações da formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4834
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de Castro
1236-1251
PDF
Investigar e explorar com tecnologia
uma possibilidade para ensinar trigonometria
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4829
Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
1252-1267
PDF
Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professores
uma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4828
Lucia Kelly Souza Menezes, Marco Aurélio Kistemann Junior
1268-1283
PDF
GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática
Jogo Ladeira Matemática
uma possibilidade de ferramenta para a inclusão de estudantes surdos no estudo das operações básicas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5151
Maria Jacqueline Ferreira de Sousa
1284-1300
PDF
O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4980
Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves
1301-1313
PDF
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4781
Ana Maria Antunes de Campos
1314-1324
PDF
“Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”
modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615
Matheus Moreira da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Ana Paula Purcina Baumann
1325-1339
PDF
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Matemática
Formação de Professores
Ensino
GeoGebra
Aprendizagem
Ensino Médio
Anos Iniciais
Geometria
Educação Básica
Etnomatemática
Álgebra
Educação
Geogebra
Al-Biruni
Jogos
TDIC
Artigos mais lidos
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1543
ESTUDO DA ÁLGEBRA
1535
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1464
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1204
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1190
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1166
CARL FRIEDRICH GAUSS
1156
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1153
Dominó
1083
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1031
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
959
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
703
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
700
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
620
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
609
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
594
Educação Matemática Crítica: Um olhar Histórico
552
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
537
Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA
534
Máximos e mínimos de funções
492