Máximos e mínimos de funções

um estudo com base em problemas históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5359

Palavras-chave:

Cálculo, Derivada, Problemas históricos, Máximos e mínimos

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo histórico sobre máximos e mínimos de funções, um dos tópicos importantes no estudo do cálculo diferencial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho teórico, em que foram analisados, inicialmente, os métodos utilizados por Pierre de Fermat e Marquês de l’Hôpital para a determinação de máximos e mínimos. Após, apresentamos os seguintes problemas históricos: os barris de Kepler, o princípio de Fermat e a lei de Snell, um problema de Heron, o problema de Descartes e a curva de Agnesi. Neste trabalho, tais problemas foram resolvidos com o auxílio de teoremas que são abordados atualmente no cálculo diferencial. Destacamos a importância de tratar alguns destes problemas no ensino de Cálculo, com vistas a entender como o conhecimento matemático foi se desenvolvendo ao longo dos tempos e possibilitar aos estudantes motivação e aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janice Rachelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria desde 1994. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano (2017). Integra o PROFMAT/UFSM desde 2017 e o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física desde 2020. Atua na área da Educação Matemática com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica e da Matemática Superior.

Paulo Damião Christo Martins, Universidade de São Paulo

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante a graduação, foi professor virtual (bolsista) do nível 3 no 13º Programa de Iniciação Científica Jr da OBMEP (PIC) e desenvolveu atividades de iniciação científica, tendo recebido bolsa da UFSM e do CNPq, em 2019 e 2020, respectivamente. Atualmente, é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa da FAPESP

Referências

ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo, v. 1, 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo. v. 2, 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

BARON, Margaret E.; BOS, H. J. M. Curso de História da Matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Tradução de J. R. B. Coelho, R. Maier e M. J. M. M. Mendes. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.

BARROSO, Natália Maria Cordeiro. Um modelo de ensino dos conceitos de Cálculo para os cursos de Engenharia fundamentado em uma epistemologia histórica e baseado na metodologia da Engenharia Didática: validação por meio do conceito de integral. 2009. 147 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Laís dos Santos Pinto (Orgs). História da Ciência. Tópicos atuais. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

BOYER, Carl B. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula - Cálculo. Tradução de H. H. Domingues. São Paulo: Atual, 1993.

CARVALHO, A. S. Gomes de. A teoria das tangentes antes da invenção do cálculo diferencial. 1919. 56 p. Tese (Doutorado em Ciências Matemáticas) – Universidade do Porto, Coimbra, 1919.

COURANT, Richard; ROBBINS, Herbert. O que é Matemática? Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2000.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Priorizar História e Filosofia da Matemática. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, v. 8, n. 11, p. 175-186, 2013.

FERREIRA, Belmiro da Silva. Problemas de máximos e mínimos. 2012. 84 p. Dissertação (Mestrado para Professores) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.

HAIRER, Ernst; WANNER, Gerhard. Analysis by Its History. New York: Springer, 2008.

LUCCAS, Simone; LUCAS, Lucken Bueno. Abordagem histórico-epistemológica como aporte metodológico para o ensino do conhecimento científico e matemático. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande (MS), v. 5, n. 10, p. 107-121, 2012.

MIGUEL, Antonio. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas (SP), v. 5, n. 2, p. 73-106, 1997.

PIRES, José Agostinho Lopes. Estudo histórico sobre a evolução do cálculo diferencial no século XVII. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2004.

ROQUE, Tatiana. Desmascarando a equação. A história no ensino de que matemática? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro (RJ), v. 7, n. 2, p. 167-185, 2014.

STEWART, James. Single variable calculus. Pacif Grove: Brooks/Cole,1999.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

RACHELLI, J.; MARTINS, P. D. C. Máximos e mínimos de funções: um estudo com base em problemas históricos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 65–83, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5359. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5359. Acesso em: 24 abr. 2024.