Formação de professores no contexto do PIBID: o que avaliam os bolsistas de Pedagogia-UEMA/São Luís-MA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023020

Palavras-chave:

Formação de professores. PIBID. Pedagogia.

Resumo

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 é coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes para a melhoria de qualidade da educação básica. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos bolsistas de Pedagogia/UEMA-São Luís-MA sobre os objetivos do PIBID, buscando identificar lacunas e compreender fatores que contribuem para melhoria do desenvolvimento profissional docente. A metodologia é de natureza qualitativa com revisão bibliográfica, coleta e análise de dados em relatórios Pibid/CAPES e questionário google forms. Os resultados evidenciam que o PIBID contribui para a melhoria da qualidade da formação inicial dos professores, porém seus objetivos precisam ser avaliados no percurso do projeto. Concluiu-se que as discussões acerca da concepção de formação de professores, na perspectiva crítica e emancipatória necessitam ser discutidas e ampliadas.

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Biografia do Autor

Nadja Fonseca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pós-Doutoranda em Educação (UECE). Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestre em Educação (UFMA). Professora Adjunta III (UEMA). Graduada em Pedagogia (UFMA). Pesquisa Formação de Professores e Avaliação Educacional.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SILVA, N. F. da. Formação de professores no contexto do PIBID: o que avaliam os bolsistas de Pedagogia-UEMA/São Luís-MA?. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023020, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12118. Acesso em: 3 dez. 2024.